Google

Exames de mamografia crescem em setembro no país, revela Grupo CURA

 




A realização de exames de mamografia no país teve uma alta de 7% em setembro deste ano na comparação com o mesmo período 2019, revela um levantamento interno do Grupo CURA, especializada em diagnóstico por imagem e presente em 14 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Conforme o estudo, houve um total de 1.511 exames mês passado só na cidade de São Paulo, contra 1.408 exames no mesmo período do último ano.


Exames de mamografia crescem em setembro no país, revela Grupo CURA

• Apesar da pandemia, procedimento subiu 7% no período em relação a 2019

A realização de exames de mamografia teve alta de 7% em setembro deste ano em relação ao mesmo período 2019, revela um levantamento interno do Grupo CURA, especializada em diagnóstico por imagem e presente em 14 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Segundo o estudo, houve um total de 1.511 exames de mamografia no mês passado apenas na cidade de São Paulo, contra 1.408 procedimentos no mesmo período do último ano.

Apesar da alta em setembro, a quantidade média de exames de mamografia tem sido impactada negativamente pela Covid-19. Em abril, por exemplo, houve queda de 90% nos exames, que foram de 1.648 ano passado para 167 neste ano. Desde o início da pandemia, o Grupo CURA já realizou aproximadamente 75 mil exames em todo o país.

De acordo com Silvia Szejnfeld, Diretora Comercial do Grupo Cura, o receio do contágio de Covid-19 pelos pacientes impactou na queda dos exames. "A realização periódica do exame de mamografia é essencial para evitar o diagnóstico tardio de um eventual tumor, o que pode trazer consequências graves ao paciente, que muitas vezes já pode estar com estágio avançado do câncer ou metástase. Nesse caso, os tratamentos acabam sendo mais invasivos".

O radiologista e diretor técnico do Grupo CURA, César Penteado, ressalta que as unidades do Grupo CURA seguem rigorosos padrões de segurança e normas técnicas contra a Covid-19, o que tem refletiu na alta de exames em setembro. "Negligenciar o exame de mamografia pode trazer consequências graves para a saúde da mulher, então é importante que as pacientes que não conseguiram realizar o procecimento no primeiro semestre, realize até o fim do ano", conclui.

Ações na pandemia

O Grupo CURA realizou um trabalho incansável durante a pandemia do coronavírus de modo a seguir oferecendo um atendimento de excelência aos seus pacientes. Para isso, ampliou as modalidades de exames para atender a população de forma segura e eficiente, possibilitando aos pacientes manterem os seus tratamentos médicos.

Desde maio, a companhia passou a oferecer o Drive-thru para exames de detecção da Covid-19, que permite ao paciente colher o exame em menos de cinco minutos e sem sair do carro, reduzindo seu contato físico e exposição a riscos. O exame prevê teste molecular ou sorológico rápido por imunocromatografia - pesquisa de anticorpos contra o novo coronavírus em amostra de sangue.

O Grupo lançou também ao walk-thru, em São Paulo. Nessa testagem, os preparativos de coleta, montagem de kits, autorização junto à operadora do plano de saúde e preparação do ambiente, são realizados antes da chegada do paciente, otimizando o processo e reduzindo a permanência dos pacientes na clínica. Nesse sentido, o CURA lançou em São Paulo também a coleta domiciliar, que permite ao paciente realizar a testagem sem sair de casa, com conforto e eficiência. O atendimento pode ser feito mediante agendamento prévio e, com o pedido médico, por telefone.

Por fim, a parceria entre Grupo CURA e Cuco Health, firmada em junho, passou otimizar de maneira segura, eficiente e estratégica os exames dos colaboradores por parte das empresas neste momento de retorno às atividades presenciais. O projeto inovador traz recursos altamente tecnológicos para auxiliar as empresas na retomada com segurança.

Sobre o Grupo CURA

Com 40 anos de história, o CURA é um dos mais importantes grupos de laboratórios de imagem e diagnóstico do país. É reconhecido pelo pioneirismo, tradição, qualidade e excelência de protocolos, exames, serviços e atendimento. Em 2018, com o objetivo de ampliar sua atuação em São Paulo e outros Estados, passou a contar com a participação da gestora de fundos de private equity Vinci Partners, e adquiriu o centro de diagnóstico por imagem Mérya, referência na região sul do Brasil.

Atualmente, o Grupo CURA possui 16 unidades na grande São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Unidade de Telerradiologia, com planos de expansão. Com expertise de atendimento humanizado, 24h por dia, sete dias por semana, o Grupo CURA conta com 1250 profissionais qualificados. Em 2020, realizou 463 mil atendimentos e mais de 1,2 milhão de exames (entre janeiro e julho) em seus laboratórios e diversas unidades ambulatoriais e hospitalares, atendendo um total de 363 mil pacientes neste ano. O Grupo opera por meio de oito marcas amplamente reconhecidas localmente e 100% integradas: Sonitec (Florianópolis/SC), Ultramed (Londrina, PR), CDIP (Chapecó/SC e Pato Branco/PR), Viva Imagem (Curitiba/PR), Medimagem (São José dos Pinhais/PR), SRC (Porto Alegre/RS) e Medvia.

Assessoria de Imprensa

Danthi Comunicações

Luiz Fernando Campos | luiz@danthi.com.br | (11) 9.9619-6969