Fundação Dom Cabral, Stefanini e STARTUPI lançam a série Innovation Ecosystem, que terá sete episódios Primeiro episódio, no dia 29/10, reunirá Marco Stefanini, CEO Global da Stefanini, Ricardo Dutra, CEO da PagSeguro/PagBank, e Hugo Tadeu, professor e líder do Centro de Referência em Inovação Nacional da FDC 
São Paulo, outubro de 2020 – Em um ambiente instável e em constante mudança, qual é o papel da cultura organizacional dentro da transformação digital? Como desburocratizar processos para dar autonomia aos times e acelerar a tomada de decisões? Esses questionamentos tão comuns nos dias de hoje irão permear as discussões da websérie “Innovation Ecosystem”, que será lançada nesta quinta-feira pela Fundação Dom Cabral, Stefanini e STARTUPI. Composto de sete episódios, o projeto abordará a importância de grandes corporações adicionarem às suas rotinas o empreendedorismo, a inovação e a mudança de mindset. O primeiro episódio, moderado por Geraldo Santos, diretor geral do STARTUPI, reunirá no dia 29/10, às 18h30, Marco Stefanini, CEO Global da Stefanini; Ricardo Dutra, CEO da PagSeguro/PagBank, e Hugo Tadeu, professor e líder do Centro de Referência em Inovação Nacional da FDC. O tema será “Mercado, Inovação e Ecossistema – Um olhar sobre os desafios, os impactos de mercado, ecossistemas de empreendedorismo e inovação”.
Durante o painel, os espectadores poderão enviar perguntas ao vivo e debater tópicos práticos que cercam o dia a dia dos negócios e dos executivos, bem como entender como criar um processo de cultura para agilizar a transformação digital, conhecer soluções adotadas por empresas de diversos setores e dicas de como construir as pontes necessárias para o estabelecimento de uma nova cultura alinhada ao contexto e realidade atual do mercado.
“A inovação é dinâmica e pode permear todas as organizações, embora muitos a associem exclusivamente às startups. Para atingi-la, o primeiro passo é pensar em algo que vá realmente mudar o negócio do cliente. Devemos sempre pensar na oportunidade que temos para fazer grandes negócios e melhorar a vida das pessoas. Mais do que novas tecnologias, a transformação digital, que se acentuou durante a pandemia, é uma mudança de cultura impulsionada pela liderança. O ‘Innovation Ecoystem’ será uma boa oportunidade para abordarmos como o intraeempreendorismo e a cocriação são os caminhos mais eficientes para pavimentar um ecossistema de inovação contínuo nas empresas. Mais do uma ideia, a inovação é a capacidade de executar aquilo que se propõe”, afirma Marco Stefanini.
Em todos os episódios, as empresas irão discutir como os ecossistemas de inovação podem permitir cocriar de forma flexível e ágil para enfrentar os desafios de negócios e desenvolver soluções focadas em fornecer resultados para os negócios do amanhã.
Segundo Geraldo Santos, “temos como propósito fomentar o empreendedorismo e a inovação no País e prezamos muito por trabalhar em colaboração com players do mercado, neste caso, Stefanini e Fundação Dom Cabral, reconhecidos pelo profissionalismo e competência em suas áreas de atuação. Por isso, é uma honra fazer parte desta série e levar mais informação e troca de conhecimento para o mercado corporativo, onde temos atuado muito de perto nos últimos três anos para contribuir com o processo open innovation e conexão com startups”.
A websérie terá quatro temas e sete episódios: - Desafios, Mercado e Inovação
- Ecossistema e Empreendedorismo
- Futuro dos Negócios
- Bancos
- Varejo
- Indústria
- Marketing
- Corporate Venturing (a transformação organizacional)
De acordo com o Prof. Hugo Tadeu, é preciso estimular ambientes prazerosos, desafiadores e em regime de iteração, contrários aos modelos mecanicistas usuais. “Ao assumir riscos para inovar, presume-se a busca por novos contextos de negócios, quer seja nas grandes empresas ou startups. Tem-se em mente que o impossível pode ser realizado, construindo negócios relevantes, sendo o elemento central as equipes, muito menos as novas tecnologias ou burocracias sufocantes, que absolutamente trazem resultados somente no curto prazo”, complementa o professor e pesquisador da FDC.
ANOTE EM SUA AGENDA
1º episódio da série Innovation Ecosystem “Mercado, Inovação e Ecossistema – Um olhar sobre os desafios, os impactos de mercado, ecossistemas de empreendedorismo e inovação” Dia: 29/10 Horário: 18h30 Painelistas: Marco Stefanini - CEO Global Stefanini Ricardo Dutra - CEO PagSeguro PagBank Hugo Tadeu - Professor e líder do Centro de Referência em Inovação Nacional da FDC Geraldo Santos - CEO Startupi Inscrições: http://bit.ly/InnovationEcosystemEP1_Inscricao Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020 a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2019 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, gestores de organizações sociais e as próprias organizações sociais, por meio do desenvolvimento e capacitação, além de um programa de bolsa de estudos.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é uma multinacional brasileira com 33 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO). Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018. Informações para Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios Tel: (11) 5105-7171 Contatos: Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br Carolina Amaral – carol@dfreire.com.br Eline Menezes – eline@dfreire.com.br Vera Aranha – vera@dfreire.com.br |