Google

Hospital e Maternidade Santa Joana conquista recertificação da Joint Commission International (JCI)

 


Instituição recebe pela segunda vez o selo internacional considerado um dos mais importantes do mundo na área hospitalar
O Hospital e Maternidade Santa Joana, centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato com serviços de alta complexidade para gestações de risco, acaba de receber a recertificação da Joint Commission International (JCI), selo reconhecido mundialmente na área hospitalar. Esta é a segunda vez que o Hospital e Maternidade passa pelo processo de avaliação e recebe o selo, que acontece a cada três anos, sendo que a primeira foi em 2017. A conquista faz com que o Santa Joana se mantenha no seleto grupo de aproximadamente 38 hospitais brasileiros com esta acreditação.

Fundada nos Estados Unidos, a Joint Commission International é uma organização sem fins lucrativos que trabalha na promoção e melhoria na qualidade do cuidado e serviço de hospitais, oferecendo ensino, publicações, serviços de consultoria e certificações internacionais.

Em função da pandemia da COVID-19, a avaliação este ano foi realizada 100% em formato virtual. Cerca de 1.400 critérios referentes à qualidade de serviços e à segurança dos pacientes foram analisados rigorosamente. O Hospital e Maternidade Santa Joana, uma das instituições que mais investe em tecnologia hospitalar e infraestrutura, está entre os cerca de 623 hospitais com essa acreditação em todo mundo, com base nos dados divulgados pela JCI.

Referência no País, o Santa Joana tem como foco o cuidado com seus pacientes e, por isso, mantém constante aprimoramento em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas. "Conquistar a recertificação da JCI reforça o compromisso que temos com a qualidade e segurança dos serviços prestados aos nossos pacientes", destaca a enfermeira Sandra Baltieri, gerente de Qualidade do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A busca contínua do Santa Joana por melhoria resulta em uma taxa de infecção hospitalar baixíssima (0,3%), nove vezes menor que a média nacional (2,8%). Outro índice importante é o de mortalidade materna: 10 vezes menor do que a média brasileira. O Hospital também se dedica à permanente capacitação de sua equipe multidisciplinar e, para isso, possui o Centro de Simulação Realística onde os colaboradores aprendem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana
O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, além de oferecer serviços de alta complexidade para gestações de risco. Referência internacional no atendimento de prematuros de alta complexidade no Brasil, com UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos. Além disso, conta com outros quatro protocolos de atendimento voltados para nascimentos pré-termo em suas UTIs Neonatais, dentre eles cirúrgico, cardíaco, prematuro extremo e longa permanência, e UTI Adulto - todas equipadas com o que há de mais avançado no segmento. O Santa Joana também oferece serviços de Medicina Fetal, Centros de Endometriose e Imunização. Uma das Instituições que mais investem em tecnologia hospitalar e infraestrutura é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento. Visite o site: www.santajoana.com.br.

Mais informações para a Imprensa
A4&Holofote Comunicação - http://www.facebook.com/a4eholofote/
Milena Furtado |milenafurtado@a4eholofote.com.br | (11) 3897-4123 / (11) 98839-7878
Mariana Bertolini | marianabertolini@a4eholofote.com.br | (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091