PESQUISA

Páginas

HSPE realiza live para incentivar ações do Outubro Rosa sobre exames preventivos

 

A4&Holofote Comunicação




Hospital do Servidor Estadual realiza live com foco na prevenção do câncer de mama

HSPE realiza live para incentivar ações do Outubro Rosa sobre exames preventivos



Como parte das ações da Campanha "Viva o poder rosa" no mês de combate e prevenção ao câncer de mama, o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) realiza nesta quarta-feira (21/10), às 10h, a live "A importância da mamografia e o diagnóstico precoce do câncer de mama". A palestra virtual será realizada via Facebook ( www.facebook.com/iamspesp) pelo médico mastologista do HSPE, Dr. Marcelo Antonini.

Com início no começo da década de 90, o movimento Outubro Rosa ganhou força e hoje é um dos maiores aliados nas campanhas de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. "Ter bons hábitos de vida ajuda na prevenção do câncer de mama, mas ainda não conseguimos evitar o seu surgimento. Por isso, a forma de tratar este tumor, com chance de cura e sobrevida, é por meio do exame de mamografia. Quanto mais cedo for a detecção do tumor, melhores são as chances de cura com um tratamento menos invasivo", ressaltou o especialista, Dr. Marcelo Antonini.

No Brasil, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com 66.280 casos (29,7% do total de tipos de tumores diagnosticados).

A mortalidade em decorrência de tumores é mais alta nos casos de câncer de mama. Dados de 2018 mostram 17.572 óbitos, o que representa 16,4% de todos os falecimentos por tumores no Brasil. Comparando os casos, em segundo lugar os casos de câncer de cólon e reto, com 20.470 casos (com 9,2% dos tumores).

Estudos mostram que a prevenção precoce do câncer de mama eleva consideravelmente a taxa de sobrevida, já que é possível detectar o tumor no estágio inicial. Pesquisa realizada pelo INCA com 12.847 pacientes, entre os anos de 2000 e 2009, mostra uma diferença importante na taxa de sobrevida das pessoas que trataram a doença no estágio inicial. Com isso foi possível alcançar taxas de cura em 88,3% (no estágio I), 78,5% (no estágio II), 43% (no estágio III) e 7,9% (no estágio IV).

O mastologista do HSPE também vai comentar sobre o número de novos casos de câncer de mama esperados para 2020 e 2021 com o impacto da pandemia do Covid-19. "A mamografia é fundamental no rastreamento do câncer de mama. O exame é recomendado a partir dos 40 anos", ressaltou Antonini.

Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.

Mais informações para a imprensa:
A4&Holofote Comunicação
Erika Nascimento - erikanascimento@a4eholofote.com.br - (11) 4573-8765
Tarcila Zonaro - tarcilazonaro@a4eholofote.com.br - (11) 4573-9061
Keila Silva - keilacsilva@a4eholofote.com.br - (11) 4573-9068
Francisco Silva - franciscosilva@a4eholofote.com.br - (11) 4573-9219
Anexos