Google

Ideias #EmCasaComSesc 27 a 31 outubro

 




SÉRIE IDEIAS #EMCASACOMSESC TRATA DE ERRADICAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL
E RACISMO, DO NOVO LIVRO DE LEONARDO PADURA, DE INTELIGÊNCIA
ARTIFICIAL E INTERNET DAS COISAS, DE SAÚDE, SOCIEDADE E
SUSTENTABILIDADE E DA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DO BALLET STAGIUM

Entre 27 e 31 de outubro, participam dos debates o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o escritor Leonardo Padura, o jornalista Juca Kfouri, o professor Marcelo Zuffo, a autora Elisiane Santos, o diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, e os fundadores do Ballet Stagium, Marika Gidali e Décio Otero

A série Ideias, transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube da instituição, convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade

Fotos dos participantes das mesas: clique aqui

São Paulo, 22 de outubro de 2020 - Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na próxima terça-feira (27/10), a mesa "Erradicação do Trabalho Infantil e Racismo no Brasil" debate a relação entre trabalho infantil e racismo, abordando perspectivas de práticas antirracistas educacionais e nas políticas públicas para o enfrentamento das violações de direitos que afetam crianças e adolescentes. Com Elisiane Santos, autora de "Crianças Invisíveis - Trabalho Infantil e Racismo no Brasil", Kiusam de Oliveira, doutora em Educação e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, e Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil. Apresentação e mediação de Dani Scopin, animadora cultural no Sesc Jundiaí.

A quarta-feira (28/10) é marcada pelo bate-papo sobre o lançamento do livro "Água por Todos os Lados" (Editora Boitempo), novo título do escritor Leonardo Padura, que participa do encontro ao lado do diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e do jornalista Juca Kfouri. Nesta obra, uma declaração de amor a Cuba, o autor apresenta ao leitor um lado pessoal de seu processo de criação, seus instrumentos de trabalho e suas inspirações. O encontro tem mediação da editora e fundadora da Boitempo, Ivana Jinkings, e apresentação de Danilo Cymrot, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Na quinta-feira (29/10), acontece mais um debate do ciclo A Vida nos Números, parceria entre PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc São Paulo. "Inteligência Artificial e Internet das Coisas" apresenta e contextualiza a coleta de informações e processamento de dados que culminam na Inteligência Artificial, trazendo reflexões sobre a relação dos números e do pensamento computacional com a mensuração, parametrização e produção da vida. Com Marcelo Zuffo, professor no Departamento de Engenharia de Sistemas eletrônicos da Poli-USP. A mediação é de Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) do (NIC.br), com apresentação de Gustavo Torrezan, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Na sexta-feira, (30/10), o debate "Empresas e Pessoas: Saúde e Sustentabilidade" propõe um momento de escuta, reflexão e discussão sobre temas como a sustentabilidade, suas relações entre o ambiente corporativo e a sociedade, e sobre como esse equilíbrio pode influenciar de forma positiva a promoção e a prevenção da saúde em sentido mais amplo, principalmente em tempos de pandemia. Com Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, e Pedro Jacobi, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do IEE-USP. A mediação é de Eduardo Bahia, diretor de educação e conhecimento da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), com apresentação de Fernando Andrade de Oliveira, assistente da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP.

No sábado (31/10), a conversa é sobre dança no debate "Ballet Stagium - Tempo Presente: Existência e Resistência" . O encontro traz Marika Gidali e Décio Otero, fundadores da companhia de dança, e Helena Katz, professora e palestrante com atuação no campo da comunicação e das artes, para uma reflexão sobre a trajetória do Stagium, a partir de seu nascimento, passando por sua consolidação e sua contribuição para o desenvolvimento da dança moderna no Brasil. Em 2021, o Ballet Stagium completa 50 anos de existência e marcante atuação artística, social e pedagógica. Apresentação e mediação de Fabrício Floro, assistente de Dança na Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

27/10, terça-feira
Erradicação do Trabalho Infantil e Racismo no Brasil

Debate sobre a relação entre trabalho infantil e racismo, abordando algumas perspectivas de práticas antirracistas educacionais e nas políticas públicas em geral para o enfrentamento das violências e violações de direitos que afetam crianças e adolescentes.

Participantes:

Elisiane Santos - procuradora do Trabalho no MPT-SP. Mestra em Filosofia pelo IEB da USP. Foi Coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do MPT nos anos 2016-2017. Autora do livro "Crianças Invisíveis - Trabalho Infantil e Racismo no Brasil".

Kiusam de Oliveira - doutora em Educação e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Produtora cultural, artista multimídia, bailarina e coreógrafa. Prêmio ProAC Cultura Negra 2012.

Viviana Santiago - mestranda na Universidade Europeia do Atlântico, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil. Coordenadora Executiva da Rede Meninas e Igualdade de Gênero - RMIG.

Apresentação e Mediação:

Dani Scopin - animadora cultural no Sesc Jundiaí.

28/10, quarta-feira
Água por Todos os Lados

A Boitempo e o Sesc São Paulo convidam para o debate de lançamento do novo livro de Leonardo Padura, "Água por Todos os Lados". Nesta obra, uma declaração de amor a Cuba, o escritor nos apresenta um lado pessoal de seu processo de criação, revelando locais e tramas em que os personagens ganham vida, seus instrumentos de trabalho e suas inspirações.


Participantes:

Leonardo Padura - romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba, em 2012, e o Princesa de Asturias, da Espanha, em 2015. Sua tetralogia "Estações Havana" ganhou reconhecimento internacional e foi recentemente adaptada para o cinema e a TV. Dentre seus livros publicados no Brasil estão "O homem que amava os cachorros" (Boitempo, 2013), "Hereges" (Boitempo, 2015) e "A transparência do tempo" (Boitempo, 2018).

Juca Kfouri - jornalista formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo e da CBN, blogueiro do UOL e faz o programa semanal Entre Vistas na TVT. É autor do livro "Confesso que perdi: Memórias" (Companhia das Letras, 2017) e um dos colaboradores de "A verdade vencerá", de Luiz Inácio Lula da Silva (Boitempo, 2018).

Danilo Santos de Miranda - filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural. Diretor do Sesc São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Rede Nossa São Paulo e o Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Mediação:

Ivana Jinkings - editora. Estudou Biologia na Universidade Federal do Pará. Após passagens por diferentes editoras, fundou a Boitempo, em 1995. Organizou a Latinoamericana - Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe, prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano em 2006, entre diversas outras obras. É editora da revista semestral Margem Esquerda.

Apresentação:

Danilo Cymrot - mestre e doutor em Criminologia pela USP. Pesquisador em Ciências Humanas e Sociais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

29/10, quinta-feira
Inteligência Artificial e Internet das Coisas

O pensamento científico e as leituras da realidade e da conjuntura atual para sua compreensão e planejamento de ações pressupõem a produção, a análise e o uso de dados estatísticos para a criação e circulação de conhecimento. Esta palestra é voltada para a apresentação e contextualização da coleta de informações e processamento de dados que culminam na Inteligência Artificial, trazendo reflexões sobre a relação dos números e do pensamento computacional com a mensuração, parametrização e produção da vida. O ciclo "A vida nos números" é uma parceria entre PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc em São Paulo.

Participantes:

Marcelo Zuffo - professor titular no Departamento de Engenharia de Sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP).

Mediação:

Alexandre Barbosa - gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Apresentação:

Gustavo Torrezan - artista visual e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

30/10, sexta-feira
Empresas e Pessoas: Saúde e Sustentabilidade

Debate propõe um momento de escuta, reflexão e discussão sobre temas transversais à saúde, como a sustentabilidade, suas relações entre o ambiente corporativo e a sociedade, e como esse equilíbrio pode influenciar positivamente na promoção e prevenção da saúde no sentido mais amplo, como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade" (OMS). A busca do equilíbrio profissional, pessoal, familiar e social, principalmente em tempos de pandemia, exemplifica que somos seres integrados (corpo e mente) com relações complexas que necessitam de constantes conexões para o seu aprimoramento e desenvolvimento.

Participante:

Ricardo Voltolini - diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e idealizador da plataforma Liderança com Valores.


Pedro Jacobi - professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do IEE-USP.

Mediação:

Eduardo Bahia - consultor em saúde e qualidade de vida organizacional e diretor de educação e conhecimento da ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Apresentação:

Fernando Andrade de Oliveira, assistente da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP.

31/10, sábado
Ballet Stagium - Tempo Presente: Existência e Resistência

Uma reflexão sobre a trajetória do Ballet Stagium, a partir de seu nascimento, sua consolidação e a contribuição da companhia para o desenvolvimento da dança moderna no Brasil. Em 2021, o Ballet Stagium completa 50 anos de existência e marcante atuação artística, social e pedagógica.


Participantes:


Marika Gidali - bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística.


Décio Otero - bailarino, coreógrafo, professor e diretor.


Helena Katz - professora e palestrante com atuação no campo da comunicação e das artes.


Apresentação e mediação:

Fabrício Floro - assistente de Dança na Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital


Informações à Imprensa:

Conteúdo Comunicação

Luciano Pereira | luciano.pereira@conteudonet.com | 11 94223-8236
Isadora Bertolini | isadora.bertolini@conteudonet.com | 11 99107-5651
Jessica Orlandi | jessica.orlandi@conteudonet.com | 11 94173-5515
Roberta Montanari | roberta.montanari@conteudonet.com | 11 99967-3292