Google

Jornalismo Mackenzie realiza evento em comemoração aos 20 anos do curso


A palestra de abertura tem como tema o "futuro do jornalismo" e todos os convidados são antigos Mackenzistas

Neste ano, o curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) completa 20 anos. Desde 2000, profissionais saem da graduação como comunicadores preocupados com a veracidade da informação, empáticos com o próximo e que garantem o exercício da democracia.

Em comemoração a essa data, durante os dias 27 e 28 de outubro, o CCL realizará um evento on-line e convida profissionais mackenzistas para participarem de mesas temáticas sobre: Economia; Moda; Futuro do Jornalismo; Esportes; Política; Documentário; Comunicação Corporativa; Cultura e Entretenimento; Assessoria de Comunicação; Comunicação Digital; Grande Reportagem; Audiojornalismo; Telejornalismo; e Democracia e Jornalismo.

As palestras de abertura e de encerramento serão transmitidas pela TV Mackenzie no YouTube. As demais mesas serão destinadas exclusivamente aos alunos do curso.

No dia 27, às 11h, o painel "Futuro de Jornalismo" será ao vivo e recebe Gabriel Prado, da Globo News; Sérgio Spagnuolo, da Volt Data Lab; e Vagner Alencar, da Agência Mural. A moderação da conversa fica por conta do coordenador do curso de Jornalismo, professor André Santoro, e também da professora do curso Denise Paiero.

Para finalizar a comemoração dos 20 anos do curso, no dia 28, a partir das 16h, a conversa será sobre "Jornalismo e Democracia", com Victor Ferreira, da Globo News; Luanda Vieira, da Vogue Brasil; e Thiago Domenici, da Agência Pública. A mediação será feita pelos professores Santoro e Vanderlei Dias.

Questionado sobre a importância de tratar sobre o futuro do jornalismo, Santoro defende que esta é uma das profissões mais importantes do cenário contemporâneo.

"Por conta de questões de manutenção da democracia e a necessidade das pessoas se informarem por meios que sejam legítimos e confiáveis; diante dessa avalanche de informações, que recebemos o tempo todo, por redes sociais e aplicativos de mensagens. O jornalismo permite que as pessoas se mantenham bem informadas e não apenas informadas", pontua ele.

O curso do Mackenzie coleciona conquistas nas últimas décadas, sendo a última delas as cinco premiações no ExpoCom Sudeste 2020, principal premiação para estudantes de comunicação no Brasil.

O coordenador enxerga o curso como ‘vencedor’, pois "formamos milhares e milhares de alunos para o mercado de trabalho. Antigos alunos estão em cargos muito importantes em empresas de comunicação ou tocando projetos pessoais vitoriosos". Ele ainda destaca a alta empregabilidade e o viés de uma formação generalista, equilibrando a prática com a teoria, preparando o aluno não só para o mercado da comunicação, mas também para o mundo da pesquisa.

"Essa formação oferece ao aluno a oportunidade de conhecer várias disciplinas. Então nós não temos apenas aulas de jornalismo audiovisual, por exemplo; também temos aula de filosofia, para o aluno ter a base de conhecimento que vai ajudá-lo a trabalhar no mercado. Temos a formação teórica, prática e a base humanística - o que ajuda a compor o retrato do profissional de comunicação", explica.

Serviço
Jornalismo - 20 anos

Mesa: "Futuro do jornalismo"
Data: 27 de outubro
Horário: 11h
Transmissão: http://www.youtube.com/user/tvmackenzie97 ou http://www.mackenzie.br/tv/.

Mesa: "Democracia e Jornalismo
Data: 28 de outubro
Horário: 16h
Transmissão: http://www.youtube.com/user/tvmackenzie97 ou http://www.mackenzie.br/tv/.

Programação completa: http://redacao.mackenzie.br/jornalismo-20-anos/.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
imprensa@mackenzie.br
(11) 2766-7280
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912
Siga-nos no Instagram: instagram.com/imprensamackenzie