LANXESS doa o equivalente a 100 mil litros de solução desinfetante para o combate à Covid-19


• Estudo comprova a eficácia do desinfetante que elimina o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, em apenas 60 segundos.

São Paulo, 28 de outubro de 2020 A LANXESS, empresa de especialidades químicas, doou no Brasil uma tonelada do desinfetante Virkon™, eficaz contra o coronavírus SARS-CoV-2. Após a diluição, essa uma tonelada do produto concentrado é suficiente para a preparação de 100 mil litros de solução desinfetante.

O material foi entregue para hospitais da rede pública dos municípios de Atibaia, Itu, Boituva e Porto Feliz, no interior do estado de São Paulo; Santos, na Baixada Santista; e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O produto pode ser usado na desinfecção de superfícies e equipamentos rígidos desses hospitais. A escolha das cidades foi estabelecida de acordo com as regiões onde a empresa mantém presença física no país.

Além do Brasil, a companhia doou um total de dez toneladas do desinfetante Virkon para autoridades e instituições públicas de outros 13 países, que diluídos, somam o equivalente a um milhão de litros de solução desinfetante.

O desinfetante de amplo espectro Virkon, produzido pela empresa de especialidades químicas do grupo LANXESS, demonstra eficácia extremamente rápida contra o vírus SARS-CoV-2. Esta é a conclusão de um estudo recente que a LANXESS encomendou ao laboratório de análise independente Microbac Laboratories, Inc., seguindo a ASTM E1053-20 e guias 810.200 e 810.2200 da EPA OCSPP 2018*, métodos de teste em conformidade com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), para produtos destinados à desinfecção de vírus em superfícies.

O Virkon possibilitou a inativação rápida e completa do vírus SARS-CoV-2. A solução preparada na taxa de diluição de 1:100 inativou o vírus em apenas 60 segundos.

Dados de eficácia correspondentes devem ser fornecidos para desinfetantes que prometam combater o SARS-CoV-2. O Microbac é um dos poucos laboratórios de testes em todo o mundo que obteve certificação da autoridade sanitária dos Estados Unidos, CDC (Center for Disease Control), para realizar esses testes.

Como usar?

O Virkon é um desinfetante concentrado em pó, que deve ser diluído em água para aplicação em superfícies e equipamentos (exceto para dispositivos médicos). Portanto, pode auxiliar na mitigação dos riscos de contaminação de superfícies, como: maçanetas, mesas ou cadeiras durante as medidas de desinfecção em hospitais, clínicas e demais locais de atendimento à saúde.

Virkon ™ no mundo

A unidade de negócios LANXESS Material Protection Products produz uma gama de tecnologias de desinfecção com base científica, sob as marcas Rely+On e Virkon. No Brasil, o produto Virkon™ é distribuído pela B. Braun do Brasil e corresponde ao produto globalmente comercializado como Rely+On Virkon™.

Para mais informações, acesse: http://www.virkon.com e http://coronavirus.lanxess.com/

* Resumo do Laudo de Eficácia disponível sob solicitação do cliente

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma empresa líder em produtos químicos especiais, com vendas de 6,8 bilhões de euros em 2019. Atualmente, a empresa possui cerca de 14.300 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Informações para a imprensa:

Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br

Célia Nogueira (11) 3185-0000 celia.nogueira@fleishman.com.br




Legenda para foto: Na foto, Luis Gustavo Ligere, Head of LATAM Business Line Actives & Disinfection da LANXESS (à direita) e Diego Vendemiatti, Coordenador de Gestão da Prefeitura de Santos (à esquerda)

Crédito: Divulgação