Novos dados do IBGE mostram que homens e mulheres entre 40 e 59 anos sofrem mais com sobrepeso e obesidade

 






Entenda por que isso acontece e o que fazer para reverter a situação



Novo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira com dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde 2019) mostra que 95,9 milhões de brasileiros - acima de 18 anos - estão com excesso de peso, sendo que 41,2 milhões deles são considerados obesos. Isso equivale a 60,3% da população maior de idade, sendo que as mulheres e os homens entre 40 e 59 anos são os mais afetados. Entre elas, 73,1% estão com sobrepeso e 38% têm um quadro de obesidade. Já na ala masculina dessa faixa etária, são 67,1% e 30,2% respectivamente.

Segundo o médico nutrólogo especialista em obesidade Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil, o fato dessa faixa etária sofrer mais com o sobrepeso tem a ver com a questão da sarcopenia (perda de massa). Nas mulheres, a baixa na produção de hormônios na menopausa facilita ainda mais o acúmulo de gordura no corpo feminino. "A partir dos 30 anos de idade, o organismo diminui 10% da massa muscular a cada década, impactando o metabolismo basal. Isso faz com que o corpo gaste menos calorias, facilitando o acúmulo de gordura e o aparecimento de doenças metabólicas e cardiovasculares", explica.

Para prevenir ou reduzir essa perda de músculos e o ganho de gordura corporal, o médico nutrólogo reforça a importância da adoção de um estilo de vida saudável e ativo. "Uma alimentação equilibrada em calorias e com boas doses de proteína de qualidade é essencial para preservar a massa muscular, aliada aos exercícios diários", coloca o médico, que também lembra da importância de modular o estresse - outro vilão do acúmulo de gordura e inimigo dos músculos. "Para aumentar as chances de sucesso, indico aos meus pacientes buscarem ajuda de profissionais da saúde e comunidades que apoiam o estilo de vida saudável", complementa Dr. Nataniel.

Abaixo, confira 10 dicas do especialista para uma rotina mais saudável e ativa, que contribui para prevenir o sobrepeso. 

• Tome café da manhã
Comece o dia com um bom café da manhã. Alimentar-se logo pela manhã mantém seu corpo com energia e a sua mente pronta para trabalhar.

• Movimente-se mais
Procure trazer mais atividades para o seu dia, como usar as escadas em vez de pegar o elevador. Se possível, vá de bicicleta ao trabalho ou caminhe enquanto conversa no celular. São pequenas ações que podem fazer diferença no final do seu dia.

• Não faça suas refeições na frente do computador ou da televisão
Quando nos alimentamos em frente a uma tela, o foco está bem longe da comida. Dessa forma, você aproveita pouco a refeição e nem presta atenção ao que está ingerindo.

• Pare de se alimentar enquanto estiver em movimento
Busque não se alimentar no carro, enquanto estiver andando na rua ou se arrumando para ir ao trabalho. Reserve um tempo para sentar, focar e aproveitar a refeição que está fazendo.


• Fique atento às calorias
Cuidado com a ingestão de bebidas ricas em açúcares. Leia os rótulos e busque alimentos com boa densidade nutricional (elevada quantidade de nutrientes em relação ao seu valor enegético - Kcal).


• Atenção à hidratação
Hidratar-se bem durante o dia é essencial para uma vida saudável. Por isso, mantenha uma garrafa de água ou chá sempre à mão.

• Inclua proteína em todas as refeições
A proteína satisfaz a fome com maior eficácia do que as gorduras e os carboidratos. Consuma pequenas quantidades em todas as refeições: podem ser iogurtes, nozes, barras de proteína, substitutos parciais de refeição (shakes ou sopas), queijos ou atum para petiscos.

• Consuma vegetais e frutas em todas as refeições
Vegetais e frutas oferecem mais nutrição do que calorias. Eles são repletos de água, vitaminas, minerais e fibras. Isso significa que você irá receber todos os nutrientes e não perdê-los.

• Não pule refeições
Pular refeições dificilmente funciona como um medidor de calorias. Você apenas acumula para a próxima refeição. Fazer pequenos lanches entre as refeições, com intervalos de três horas, é uma excelente estratégia.


• Faça mais atividade física
Treinos queimam calorias, podem auxiliar no seu humor e ajudam a fortalecer os ossos. Além de ajudar na manutenção e construção da massa muscular, te deixam mais forte e podem acelerar o seu metabolismo.


Sobre o Dr. Nataniel:

Dr. Nataniel Viuniski é Pediatra e Nutrólogo, tendo como principais áreas de interesse o controle de peso, longevidade saudável e obesidade Infanto-Juvenil. Docente da Pós-Graduação da Faculdade Futura - Curitiba. É autor dos livros Ali Mente Ação e "Obesidade Infantil - Um Guia Prático" e também capítulos de livros técnicos bem como de diversos artigos para público leigo e comunidade científica. Dr. Nataniel graduou-se em Medicina na Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Pediatria pelo Hospital Infantil Conceição de Porto Alegre; possui título de nutrólogo pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição) e é membro do Conselho Para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition desde 2004.

Sobre a Herbalife Nutrition
A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e oportunidade de negócios para seus Consultores Independentes desde 1980. 

A empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldados pela ciência, comercializados em mais de 90 países por Consultores que fornecem orientações individuais e uma comunidade de apoio que inspira seus consumidores a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo. 

Por meio da campanha global da empresa para erradicar a fome, a Herbalife Nutrition também está comprometida em levar nutrição e educação para comunidades em todo o mundo. Para mais informações, visite Herbalife.com.br  ou  HerbalifeNutrition.com.br 

A Herbalife Nutrition também incentiva os investidores a visitarem o site de relações com investidores em ir.herbalife.com à medida que informações financeiras são atualizadas e novos dados são publicados. 

Informações para a imprensa  

Ideal H+K Strategies