Google

Pesquisa desenvolvida pela campanha NutriAção revela desafios da alimentação infantil e percepções de pais em relação a hábitos das crianças

 





Pesquisa desenvolvida pela campanha NutriAção revela desafios da alimentação infantil e percepções de pais em relação a hábitos das crianças



Campanha focada na conscientização da importância da alimentação infantil para um desenvolvimento saudável das crianças conta com o lançamento de uma plataforma e estudo realizado pela revista Veja Saúde, a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, com apoio da Danone Nutricia



Com o objetivo de conscientizar pais, cuidadores e médicos sobre a importância da alimentação infantil e chamar atenção para aspectos como Quantidade, Qualidade e Variedade dos alimentos consumidos pelas crianças, a campanha NutriAção, lançada em outubro pela Danone Nutricia, marca de nutrição especializada da Danone no Brasil, traz a público uma pesquisa realizada com mais de mil pais de crianças até 10 anos de diferentes regiões do país pela VEJA SAÚDE, a área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril.

O levantamento, realizado entre maio e junho de 2020 em parceria com a Danone Nutricia, aponta dados preocupantes: 6 de cada 10 crianças demonstram dificuldades alimentares, que vão desde resistências em experimentar novos alimentos ao baixo consumo de itens in natura. Os comportamentos se repetem em lares diferentes e as dúvidas sobre como o desenvolvimento das crianças pode ser afetado por uma má alimentação configuram uma das maiores preocupações entre os entrevistados.

O estudo identificou, em média, duas dificuldades alimentares por criança. Quando perguntados sobre os principais desafios em relação à alimentação das crianças, 71% dos entrevistados afirmaram ser conseguir manter uma alimentação variada e balanceada; 66% apontaram o consumo adequado de frutas, verduras e legumes; 29% declararam achar difícil conciliar o momento da alimentação das crianças com a da família, e 25% indicaram problemas para equilibrar os alimentos saudáveis e regras mais flexíveis.

Uma alimentação não balanceada nos primeiros anos de vida pode trazer danos significativos para o desenvolvimento da criança. Diferentes doenças como má nutrição, anemia e obesidade podem ser desenvolvidas pela falta de nutrientes, quantidades erradas e excesso de alimentos calóricos com pouca representatividade nutricional. A má nutrição pode ocorrer por causas orgânicas (físicas) e não orgânicas, ocasionadas por hábitos incorretos, e os riscos dependem da gravidade de cada caso.

"A pesquisa encomendada por Danone Nutricia é uma ferramenta importante para entendermos a fundo os problemas e identificarmos as mudanças necessárias na rotina alimentar. A alimentação infantil bem-sucedida é o caminho mais eficiente para o desenvolvimento saudável. Pais conscientes e bem informados ajudam a transformar esse processo", comenta o Dr. Matias Epifanio, gerente médico da Danone e responsável pelo projeto.

Como parte da campanha para apoiar os pais nesse processo de conscientização alimentar, a Danone Nutricia criou uma plataforma que utiliza inteligência artificial à serviço da boa alimentação na infância. Trata-se de uma ferramenta voltada a auxiliar no processo de melhoria da alimentação infantil, apoiando o crescimento saudável. Por meio dela é possível se inscrever e fazer uma análise dos hábitos alimentares de pais e filhos. A partir daí, são indicados conteúdos que ajudam pais e cuidadores a implementar mudanças práticas na alimentação das crianças, a partir dos conceitos de Quantidade, Qualidade e Variedade dos alimentos.

"Nosso objetivo é transformar a vida dessas famílias pela nutrição. A pesquisa revelou que 33% dos entrevistados acreditam que exemplos inadequados na família podem ser uma das causas das dificuldades alimentares das crianças, mais de 90% assumiram que procuraram o pediatra para ajudar a solucionar esses problemas e apenas 38% disseram que o médico escutou atentamente e ajudou com orientações. Pensamos em várias direções para colaborar nesse processo e optamos por um meio prático para os pais. A plataforma digital vai de encontro à rotina atribulada dos cuidadores que precisam de orientações ágeis e de fácil acesso, e pode ser acessada até mesmo pela tela do celular", explica o Dr. Matias Epifanio.

Para participar da campanha e ter acesso à plataforma, basta acessar www.milnutri.com.br/nutriacao



Confira mais alguns dados apontados pela pesquisa:

Seu filho apresenta ou apresentou algum sinal de dificuldade alimentar?

• 61% apresenta dificuldade em experimentar novos alimentos

• 53% recusa-se a comer ou come em pouca quantidade

• 44% recusa frutas, verduras e legumes

• 42% come apenas um tipo de alimento ou grupos de alimentos restritos

• 37% tem comportamento inadequado no momento das refeições, como recusa alimentar, brincadeiras com a comida, desinteresse para com a comida

Como você avalia se a rotina do seu filho está equilibrada

• 46%: quando ele experimenta novos alimentos

• 44%: quando mantém bom apetite

• 43%: quando ele faz pelo menos quatro refeições ao dia

• 38%: quando ele come toda a comida do prato

Você costuma seguir as recomendações das influenciadoras que seguem?

• 83% afirmam que seguem as recomendações de influenciadores, enquanto pouco mais de 4% dos pais afirmam que aderiram às orientações de mudança alimentar sugeridas pelo pediatra

Seu filho consome toda a porção de alimento oferecida?

• 35% deixam ¼ da comida no prato

• 33% deixa metade da comida no prato

• 29% come tudo

• 3% repete o prato

Com que frequência seu filho consome diariamente...

• verduras e legumes:23%

• frutas: 34%

• fast food, frituras e salgadinhos industrializados diariamente: 23%

• doces: 19%

• feijão, soja ou lentilha: 43%

Pensando nos vários tipos de preparação de alimentos, quais seu filho costuma consumir?

• 79%: cozidos

• 65%: assados

• 56%: fritos

• 43%: grelhados

• 26%: in natura

Seu filho tem o hábito de experimentar novos alimentos?

• 42% não experimentam

• 42% sim, mas com certa dificuldade

• 10% sim, sempre que é oferecido, ele experimenta

Para mais informações, acesse os canais da campanha:

Site: www.milnutri.com.br/nutriação

FacebookMilnutri

Instagram@milnutribrasil



Sobre a Danone Nutricia

Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, tem como missão transformar vidas pela nutrição. Possui um portfólio com mais de 220 marcas reconhecidas e inovadoras, resultado de mais de 100 anos de pesquisas. A ciência tem papel fundamental e está no centro do compromisso da Danone Nutricia com a nutrição e a saúde em todos os momentos chaves da vida.

Danone Nutricia, Mais que Nutrir, Transformar.



Informações à imprensa

Mariana Gamero - mariana.gamero@profilepr.com.br - 11 93254-6448