Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

 




Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

Agilidade na tomada de decisão e senso de urgência contribui para mudanças no setor; empresas que acompanharam as mudanças, como a Doctoralia, já registram crescimento de usuários e clientes

Créditos: Divulgação

A pandemia da Covid-19 mudou quase todos os aspectos da vida das pessoas, tanto como indivíduos quanto profissionalmente. Os efeitos a curto prazo deste desafio global estão por toda parte, mas os impactos a longo prazo ainda estão sendo discutidos, entre eles, a transformação tecnológica no setor de saúde.

Para o CEO da Doctoralia (http://www.doctoralia.com.br), Cadu Lopes, "o futuro da saúde está se formando diante de nossos olhos com os avanços nas tecnologias digitais de saúde, tendo como ponto central a experiência do usuário/paciente. Toda a inovação através de inteligência artificial, VR/AR, impressão 3D, robótica ou nanotecnologia deverá ser integrada na relação médico x paciente buscando melhorar a experiência de ambos. Temos que nos familiarizar com os desenvolvimentos mais recentes para sermos capazes de controlar a tecnologia e não o contrário", comenta.

Na medicina e na saúde, a tecnologia digital pode ajudar a transformar sistemas insustentáveis em sustentáveis, equalizar a relação entre profissionais médicos e pacientes, fornecer soluções mais baratas, rápidas e eficazes para doenças. Ainda segundo Lopes, "a tecnologia só pode ajudar e melhorar nossas vidas se estivermos integrados e se estivermos sempre, pelo menos, dois passos à frente dela. Se cumprirmos essa regra, a cooperação entre pessoas e tecnologia pode resultar em conquistas incríveis".

Um exemplo prático é a própria Doctoralia ( doctoralia.com.br), startup curitibana que soma, em menos de sete meses, mais de 400 mil consultas online e mais de 12 mil profissionais de saúde que oferecem a modalidade de telemedicina aos seus pacientes. Além de alcançar um crescimento exponencial nas consultas remotas durante a pandemia, a Doctoralia também viu aumentar as visualizações mensais em sua página da web de 33 milhões para 35 milhões durante o período de isolamento social, registrando um aumento de 120% no número de profissionais que assinam o serviço da plataforma. "O futuro da saúde está em trabalhar lado a lado com a tecnologia, pois os usuários já se adaptaram, e os profissionais do setor precisam abraçar as tecnologias emergentes para permanecerem relevantes nos próximos anos", finaliza Lopes.



Sobre a Doctoralia

Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner, presente em 15 países, responsável por atender 30 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 3 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de mais de 1.300 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace. Por meio da telemedicina, promove a realização de consultas online e prescrição eletrônica de medicamentos. Além disso, oferece aos médicos e clínicas uma ferramenta SaaS (Software as a Service) usada para otimizar a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Por meio da marca TuoTempo, a empresa oferece um CRM com um conjunto mais sofisticado de produtos de otimização para grandes instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande porte. Já o Doctoralia Lab é o marketplace para agendamento de exames que visa oferecer uma assistência de saúde completa aos pacientes dando continuidade ao atendimento médico.



Contato para jornalistas
LLYC
Jéssyca Gomes • Ariane Salles
Tel.: (11) 3060-3343 • (11) 96402-9460
E-mail: doctoralia-spa@llorenteycuenca.com