SM Educação lança coletânea de poemas do jornalista André Gravatá


Vinte e três poemas do poeta, educador e jornalista André Gravatá exploram com sutileza diferentes formas de ler o mundo por meio de observações e reflexões sobre o cotidiano e eventos da atualidade.

Entremeados de delicadas ilustrações de Juliana Russo, cada poema provoca o leitor juvenil a olhar para as pequenas e grandes coisas da vida, para o meio ambiente e para a vida urbana, interagindo com elas e levando-os a refletir sobre sua posição no mundo, seu entorno e sua relação com o próximo.

Entre os temas abordados pelo autor estão a noite, o silêncio, o vento e o ímpeto, que funcionam como fio condutor, levando o público juvenil a se identificar com eventos e situações do cotidiano, contribuindo assim para a ampliação da percepção de si mesmo e do outro, da visão estética e da postura ética dos jovens leitores.




Ficha Técnica

Título: O Jogo de Ler o Mundo

Autor: André Gravatá

Ilustradora: Juliana Russo

Editora: SM Educação

Gênero literário: Poema

Idioma: Português

Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23


Páginas: 40

Ano de edição: 2020

Edição: 1ª

Sobre o autor e a ilustradora:

ANDRÉ GRAVATÁ é poeta e educador. É também um dos idealizadores da Virada Educação e do jornal das miudezas, além de autor do livro de poemas Inadiável, coautor de Volta ao mundo em 13 escolas - uma jornada por espaços de aprendizagem de nove países - e organizador da coletânea Cartas a jovens educadores/as. Por seu trabalho na área da educação, recebeu o Prêmio Educador Inventor, concedido pela Associação Cidade Escola Aprendiz em 2015.

JULIANA RUSSO é ilustradora que combina seu trabalho autoral com ilustrações para revistas, jornais e livros. Integrou o projeto Cidades para Pessoas, que pesquisa iniciativas para cidades mais humanas, e o grupo Urban Sketchers, que reúne desenhistas de cidades do mundo todo. Em 2015, lançou o livro São Paulo infinita e, em 2019, publicou Pequenos acasos cotidianos: presentes e desastres da vida urbana e iniciativas para cidades mais humanas, e o grupo Urban Sketchers, que reúne desenhistas de cidades do mundo todo. Em 2015, lançou o livro São Paulo infinita e, em 2019, publicou Pequenos acasos cotidianos: presentes e desastres da vida urbana. Desenvolve o projeto Sala Aberta, um espaço de exposições de desenhos e venda de publicações independentes na sala de sua casa. Para saber mais: http://jurusso.tumblr.com/

Sobre a coleção:

A coleção COMBOIO DE CORDA - POESIA traz livros que acendem a atenção da criança e do jovem contra as amarras da linguagem, abastecendo-os de recursos expressivos que renovam o ar viciado do discurso. O potencial subversivo do texto poético se realiza em coletâneas de autores clássicos e contemporâneos, de diferentes épocas e nacionalidades, com anexos ilustrados que contextualizam a obra e abrem caminhos para o entendimento e a fruição dos leitores.

Informações para catálogo:

Permeada por delicadas ilustrações, esta coletânea de vinte e três poemas explora com sutileza diferentes formas de ler o mundo por meio de reflexões sobre o cotidiano e eventos da atualidade. De modo sensível, cada poema provoca o leitor a olhar para as pequenas e grandes coisas da vida e a refletir sobre sua posição no mundo, seu entorno e sua relação com o próximo.

ANDRÉ GRAVATÁ nasceu em Cotia, São Paulo, em 1990. É poeta, educador e um dos idealizadores da Virada Educação e do jornal das miudezas, além de autor de livros de poemas e sobre educação. Por seu trabalho nessa área, recebeu o Prêmio Educador Inventor, concedido pela Associação Cidade Escola Aprendiz em 2015.

JULIANA RUSSO nasceu em São Paulo, em 1976. Desde 2004, combina seu trabalho autoral com ilustrações para revistas, jornais e livros. Em 2015, lançou o livro São Paulo infinita e, em 2019, publicou Pequenos acasos cotidianos: presentes e desastres da vida urbana.

Gênero: Poesia André Gravatá é escritor e educador. Coautor do Volta ao Mundo em 13 Escolas, um livro-reportagem sobre propostas de educação inovadoras nos cinco continentes e Mistérios da Educação, uma coletânea de poemas e contos. É um dos criadores da Virada Educação e membro do Criativos da Escola , projeto do Instituto Alana. É apaixonado por poesia e autor do livro de contos Sublime. Recebeu o prêmio Educador Inventor da Associação Cidade Escola Aprendiz e é colunista do UOL Educação.

Sobre a SM

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.