Google

Vera Cruz Hospital participa de live no canal "Nós Somos a Ciência" sobre as tecnologias na medicina

 



A pauta abordará as 500 cirurgias robóticas realizadas pelo hospital em menos de dois anos; bate-papo ocorre na próxima segunda-feira (26)



(Fotos: Matheus Campos)

Outubro, 2020 - O Vera Cruz Hospital participa na próxima segunda-feira (26), às 18h, de uma live do canal "Nós Somos a Ciência", que vai abordar os avanços das tecnologias na medicina. O Vera Cruz Hospital celebrou neste mês a realização de 500 cirurgias robóticas em menos de dois anos, desde que a unidade passou a ter um Programa de Cirurgia Robótica e foi o primeiro hospital do interior de São Paulo a adquirir um robô, o Da Vinci SI. Outro passo importante foi a aquisição do novo sistema de visualização robótica: Kinevo, um microscópio de alta tecnologia que ajuda a reduzir os movimentos e o desgaste físico dos cirurgiões, além de diminuir o tempo de cirurgias de alta complexidade. O médico Sandro Faria, cirurgião urológico irá representar o hospital, já que entre as especialidades que inauguraram o uso da robótica no Vera Cruz Hospital estão cirurgias oncológicas para próstata, rim e bexiga. "O Vera Cruz é pioneiro nesse tipo de tecnologia e a expertise das equipes inclui muitos médicos e enfermeiros altamente treinados e preparados para esse tipo de procedimento, o que dá ainda maior segurança para o serviço e para o paciente. É uma honra poder participar dessa discussão e contar, ao lado de outros profissionais tão competentes, como tem sido nossa experiência ao aliar tecnologia, saúde e humanização", afirma o especialista.



Idealizado pelo físico Wilson Namen - que conduzirá o tema - e pelo ator e produtor audiovisual Rafael Procópio, o movimento, batizado de "Nós Somos a Ciência", tem como objetivo a comunicação científica. Em forma de lives, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil "sentam" para uma conversa, traduzindo termos técnicos e jargões das ciências, assim como toda linguagem mais usual no meio acadêmico, com o objetivo de aproximar a população daquele papo até então circunscrito aos grandes congressos. "Queremos evidenciar a importância da ciência, mostrar a relevância que ela tem para a tomada de decisões pelo poder público e orientar a população", afirma Namen.

A discussão contará, ainda, com a participação da pesquisadora Ana Estela Haddad, doutora em odontologia, professora da Universidade de São Paulo (USP), gestora de políticas públicas relacionadas à educação e à saúde e pesquisadora na área de telessaúde. A live pode ser acompanhada pelo canal: http://www.youtube.com/nossomosacienciaoficial

Sobre o Vera Cruz Hospital

Em 76 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.



Atendimento à imprensa

Rafaela Dias | rafaela.dias@wgocomunicacao.com.br | (19) 98199-0352

Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br | (19) 99306-2923