PESQUISA

Páginas

Alimentação e saúde: muito além dos nutrientes

 




Alimentação e saúde: muito além dos nutrientes
Do seu recém lançamento "Essência - Medicina do estilo de vida e culinária afetiva", a Dra. Flávia Oliveira traz dicas para cuidar da alimentação e imunidade


Todos nós já cansamos de ouvir que nosso sistema imunológico está diretamente relacionado com o que comemos. Precisamos manter uma alimentação balanceada e nutritiva para continuarmos fortes e saudáveis, especialmente quando se trata de crianças, já que a imunidade ainda está em construção. Mas, o que muitos não sabem, é que além dos nutrientes que ingerimos, um outro fator importante contribui para a manutenção da nossa saúde: a comensalidade - o ato de comer, o que a comida representa para cada pessoa e o como ela é ingerida.

Segundo a Dra. Flávia Oliveira, pediatra com especialização em nutrologia pela universidade de Boston, "uma alimentação balanceada não diz respeito somente ao consumo de nutrientes. Há fatores socioantropológicos e emocionais associados ao ato de alimentar: o prazer ao comer, as memórias afetivas relacionadas a determinado alimento ou receita, o convívio social ao redor da mesa - isso é a chamada comensalidade, ingrediente fundamental na receita para uma alimentação realmente saudável e feliz".

A alimentação é um dos pilares da medicina do estilo de vida que, por meio de práticas baseadas na ciência, visa melhorar a saúde e prevenir doenças, ajudando na mudança de comportamento dos pacientes de forma prática para que seja duradoura. Para essa especialidade, além de consumir nutrientes, deve-se levar em consideração os aspectos culturais, sociais e emocionais que estão relacionados ao ato de comer. Dietas restritivas não costumam gerar bons resultados, porque não alcançam esses padrões alimentares.

Mudanças e hábitos são os principais pilares para uma alimentação realmente saudável. E para criar e transmitir esses costumes para as crianças, a Dra. Flávia sugere algumas dicas "leve a sua família para uma jornada da alimentação saudável introduzindo novos alimentos, faça escolhas saudáveis fáceis e mantenha os alimentos frescos em recipientes dentro da geladeira no nível dos olhos das crianças, envolva o seu filho e permita que ele escolha uma nova fruta ou hortaliça por semana, divirta-se criando nomes diferentes para os alimentos, e principalmente seja um bom exemplo: se as crianças virem você experimentando certos alimentos, provavelmente experimentarão também, e desligue os eletrônicos durante as refeições".

Para quem já é adepto a bons hábitos alimentares e quer cuidar ainda mais da imunidade, existe a possibilidade de incluir na rotina diária medicamentos naturais que fortalecem e cuidam da defesa do organismo. A Weleda desenvolveu o Previgrip, um medicamento antroposófico que auxilia no tratamento de prevenção de gripes com o estímulo ao sistema imunológico. Desenvolvido com ingredientes naturais, com formulação única e exclusiva da Weleda, o Previgrip é composto por 3 ativos: Ferrum sidereum D10, Phosphorus D5, Prunus spinosa D1. Essa composição é indicada para toda a família e pode ser usado durante todo o ano.

Recentemente a Dra. Flávia, junto com a pediatra Dra. Renata Ancieto, a nutricionista Flávia Montanari e a Chef culinarista Paula Duarte Franqueiro, e apoiadas pela Weleda, lançaram o e-book Essência - Medicina do estilo de vida e culinária afetiva, que traz um conteúdo completo sobre essa especialidade. O objetivo do livro é atingir o máximo de pessoas possível, com uma linguagem acessível tanto a profissionais da saúde como para quem tem interesse no assunto, mas não é da área. O livro contém 20 receitas com enfoque em medicina culinária e traz dicas para levar para cozinha, além de mostrar os conceitos da medicina do estilo de vida.


Sobre a Weleda
Pioneira na fabricação de medicamentos antroposóficos e líder mundial no segmento de cosméticos com ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico, a Weleda tem como missão promover a saúde e a beleza natural, estimulando a vitalidade do ser humano para atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente. Fundada em 1921, a marca suíça está presente em mais de 50 países e no Brasil desde 1958, com 87 produtos em seu portfólio que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce (www.weleda.com.br).

A Weleda é certificada pelo Natrue, selo independente de origem europeia que valida os cosméticos naturais e orgânicos, e no Brasil, pelo IBD, maior certificadora da América Latina de produtos da mesma origem. Além disso, a marca é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade para fomentar o crescimento sustentável do negócio, com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade.

Informações para a imprensa
Gabriela Rossi - gabriela.rossi@tmkrs.co
Tatiana Katibian - tatiana.katibian@tmkrs.co
Tel.: + 55 11 3061-3243