“A prática educativa: como ensinar”, Zabala

 01. (VUNESP/2013) No livro “A prática educativa: como ensinar”, Zabala (1998:13) inicia o primeiro capítulo afirmando que “um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício”. Esta competência é adquirida mediante o conhecimento e a experiência e será determinada pelas seguintes variáveis:


(A) as avaliações externas; os conteúdos procedimentais; o relacionamento com a gestão; a diversidade dos alunos; a localização da escola; o acervo de materiais.

(B)  o currículo; a diversidade social; a formação do professor; as atividades propostas; o uso dos guias didáticos; o engajamento político.

(C)  o planejamento das aulas; o registro das ações; a prática educativa; a intencionalidade; a avaliação; o conhecimento dos alunos.

(D) o relacionamento interpessoal; a formação de sujeitos acríticos; a representação do professor na escola; a interação do aluno com o objeto de conhecimento; a proposta e as condições de trabalho.

(E)  as sequências didáticas; o papel do professor e dos alunos; a organização social da aula; a utilização do tempo e dos espaços; a organização dos conteúdos; os recursos didáticos; a avaliação.

GABARITO

01 – E

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Defensor público alerta sobre o uso de expressões capacitistas em nosso vocabulário

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Carlos Drummond de Andrade - ENEM 2009

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show