PESQUISA

Páginas

Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica

 Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica

abre inscrições para cursos de férias online

Referência há 30 anos no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos, o Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica abre inscrições para os cursos online de Férias e de Formação Clínico-teórica.

As inscrições estão abertas para interessados de todo o país, estudantes e profissionais da área de saúde, educação e assistência social, com interesse nos campos da infância e nos fundamentos da psicanálise. Inscrições para o Módulo I vão até o dia 8 de janeiro e para o Módulo II até o dia 28 de janeiro. Para se inscrever, acesse www.lugardevida.com.br





São Paulo, 5 de janeiro de 2021 - Instituição de referência há 30 anos no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos, o Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, abriu inscrições para os cursos online de Férias e de Formação Clínico-teórica, voltados a estudantes e profissionais da área de saúde, educação e assistência social, com interesse nos campos da infância e nos fundamentos da psicanálise. Ministrados por profissionais da equipe clínica da instituição e professores convidados, os cursos online terão dois módulos. O Módulo I - Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento e de escolarização de crianças com Transtornos do Espectro de Autismo, acontece entre 18 e 29 de janeiro de 2021, com inscrições até 8 de janeiro; e o Módulo II: O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar, acontece entre 1 e 12 de fevereiro de 2021, com inscrições abertas até o dia 28 de janeiro. Para mais informações e inscrições, acesse www.lugardevida.com.br.

"Os cursos de férias constituem um dos pilares de atuação do Lugar de Vida, que oferece também formação com estágio e atendimento clínico em várias frentes, como tratamento psicanalítico individual, grupos de Educação Terapêutica, atendimento aos pais, acompanhamento terapêutico e atendimento fonoaudiológico. Os cursos de férias são em geral realizados na sede, em São Paulo, mas este ano, em razão de pandemia, foram formatados para o online, mantendo a mesma metodologia, dinâmica e interação com os participantes", afirma Cristina Keiko, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e sócia do Lugar de Vida.

O Módulo I tem como objetivo apresentar o fundamento teórico-clínico da Educação Terapêutica, um conjunto de práticas institucionais interdisciplinares de tratamento e de escolarização destinado a crianças com transtornos de desenvolvimento, de aprendizagem e do quadro denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA). O programa do curso consiste em aulas teóricas e seminários clínicos sobre os dispositivos de trabalho no Lugar de Vida, interativos e com videoaulas gravadas. Um panorama geral de todas as atividades será apresentado - grupo terapêutico, oficinas, atendimento aos pais e outros. Haverá também apresentação de casos e de cenas de intervenções filmadas autorizadas para fins de estudo.

O Módulo II tem como objetivo aprofundar o diagnóstico psicanalítico e a direção de tratamento institucional adotada em casos de psicose e de autismo na infância. Serão apresentados casos clínicos, estudos de alunos referentes aos sintomas contemporâneos manifestados no ambiente escolar e perspectivas escolares inclusivas. O curso módulo II constitui-se de aulas teóricas e seminários clínicos com aprofundamento e detalhamento das intervenções realizadas.

No Lugar de Vida, o tratamento de crianças e adolescentes é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos e fonoaudiológicos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. Todo o trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar que integra profissionais das áreas da psicologia, psicanálise, fonoaudiologia e pedagogia.

"O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica, conceito criado pela instituição que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o `educar tratando e o tratar educando`. Um dos principais diferenciais da instituição está nos Grupos Terapêuticos, que funcionam partindo da constatação de que o trabalho em grupo potencializa o tratamento do ponto de vista da interação social, à medida que traz vínculos, regras, atividades coletivas. Atesta-se que os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares auxiliam o desenvolvimento e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas", afirma Cristina Keiko.




Informações sobre os cursos


Módulo I
Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento e de escolarização de crianças com Transtornos do Espectro de Autismo
Período: 18 a 29/01/2021
Horário: segunda a sexta, das 19h às 21h; e sábado, das 9h às 11h
Plataforma: Zoom
Número de Vagas: 40
Carga Horária: 21 horas
Prazo de inscrição: 08/01/2021
Para mais informações e inscrições, acesse aqui


Módulo II
O diagnóstico diferencial psicanalítico entre psicose e autismo na infância: direções de tratamento e inclusão escolar
A quem se destina: O módulo II será destinado apenas aos profissionais que já realizaram Módulo I em outros anos ou que desejam cursá-lo subsequentemente ao Módulo I atual.
Horário: segunda a sexta, das 19h às 21h; e aos sábados das 9h às 11h
Período: de 01/02 a 12/02/2021
Plataforma: Zoom
Número de Vagas: 40
Carga Horária: 21 horas
Prazo de inscrição: 28/01/2021
Para mais informações e inscrição, acesse aqui.

_________________________________________________

Sobre o Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica
O Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica é uma instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com problemas psíquicos . O tratamento é realizado por meio de atendimentos psicanalíticos individuais e em grupo, em ateliês de escrita, música, contar histórias, culinária, jogos e brincadeiras. O acompanhamento escolar é feito em parceria com profissionais da educação, com a escola e com os professores. São também oferecidos espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho. O trabalho do Lugar de Vida fundamenta-se na Educação Terapêutica.

Em seus 30 anos de existência, o Lugar de Vida firmou-se ainda como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde Mental e da Educação. Também oferece assessoria a instituições.

Em 2021 o Lugar de Vida realiza a quarta edição do Projeto Escolas Protagonistas - Diálogos com o Lugar de Vida para a construção do trabalho inclusivo, dirigido às escolas com interesse em discutir a inclusão de crianças com Entraves Estruturais em sua Constituição Psíquica - EE - nomenclatura proposta em substituição à de Transtornos do Espectro do Autismo - TEA. O objetivo é discutir em conjunto os impasses na escolarização desses alunos, as estratégias pedagógicas para enfrentá-los, as especificidades de sua alfabetização, as formas de sistematizar os conhecimentos e os saberes das equipes escolares e as novas estruturas de equipes de apoio, incluindo os desafios do ensino online e do distanciamento social. O eixo central do projeto é uma metodologia de trabalho em conjunto, uma vez que reunir os profissionais de diversas escolas em encontros de fala, de escuta, de trocas, de elaboração da prática e dos estudos tem promovido a sistematização dos saberes e a construção de práticas criativas cada vez mais consistentes, rumo a uma escola para todos.

Informações para a imprensa: