Questões simulado Vygotsky

 01)  A teoria desenvolvida por Vygotsky (1984) trouxe uma importante contribuição para a análise da relação entre o desempenho do aluno e o desenvolvimento de suas potencialidades cognitiva, afetiva e histórico-social. Destaca-se o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que, segundo o autor, diz respeito à distância entre o nível de desenvolvimento 

(A) natural e o nível de desenvolvimento humano-cultural. 

(B) psicológico e o nível de desenvolvimento social. 

(C) genético e o nível de desenvolvimento intelectual. 

(D) real e o nível de desenvolvimento potencial. 

(E) cognitivo e o nível de desenvolvimento sócio-histórico. 


02) Atualmente, ao se discutir a prática pedagógica nas diversas áreas do conhecimento, alguns educadores apontam a contribuição que a utilização de jogos com finalidades educativas tem trazido. Vygotsky (1984), com relação ao papel do brinquedo no desenvolvimento de crianças, defende o ponto de vista de que

 (A) o prazer precisa ser visto como a característica fundamental e definidora do brinquedo, sua essência e razão de existir.

 (B) uma criança, ao brincar, comporta-se em uma situação imaginária sem regras, por isso ela lhe dá prazer e a sensação de preenchimento. 

(C) assim como uma situação imaginária tem de conter regras de comportamento, todo jogo com regras contém uma situação imaginária.

 (D) qualquer objeto pode ser qualquer coisa para uma criança quando ela está brincando, pois ela opera em uma lógica de livre substituição. 

(E) a criança age, no jogo, sem qualquer tipo de autocontrole, fazendo o que lhe vem à mente sem restrições.


1 - D     2 - C

Comentários