Segundo Jean Piaget

 

Jean Piaget estruturou um sistema explicativo da cognição humana a partir da utilização das contribuições da Biologia e da Lógica. A Epistemologia Genética é uma das grandes teorias do desenvolvimento humano. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo. 

I. A teoria piagetiana é uma teoria condutista-interacionista.

 II. O desenvolvimento da cognição depende da maturidade do Sistema Nervoso Central – SNC, das interações com os objetos físicos e da interação social. 

III. Piaget resgatou da Biologia as categorias de: homeostase (equilibração) e adaptação (assimilação e acomodação). 

IV. Na teoria piagetiana, o motor da ação é a busca do equilíbrio, sempre realizando novas equilibrações em patamares superiores (reequilibração majorante). 

V. No seu entendimento acerca da relação desenvolvimento-aprendizagem, acredita que a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.

 Assinale a alternativa CORRETA.

 Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


observação: 

"equilibração majorante", quando o indivíduo constrói as estruturas mentais que possibilitam subir de nível cognitivo - ou seja, compreender algo novo.


O condutismo, condutista: teoria do comportamento humano do psicólogo norte-americano John B. Watson, que focou suas experiências na conduta (em inglês behavior) 

Comentários