Simulado BNCC


1)  (NC-UFPR/ 2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e habilidades essenciais que devem garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. 

A respeito do assunto, conforme a última versão desse documento, considere as seguintes afirmativas: 

1. A BNCC tem como um de seus marcos legais o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família. 

2. Conforme a BNCC, as decisões pedagógicas devem considerar o desenvolvimento de competências, com indicações claras sobre o que os alunos devem “saber”, e sobre o que eles devem “saber fazer”. 

3. A implementação da BNCC deve levar em conta a diversidade cultural, social e econômica dos estados brasileiros, possibilitando que cada instituição de ensino construa o seu currículo de forma independente, e autônoma usando como base somente as necessidades da comunidade local a qual atende.

 4. Considerando que a Educação Básica deve propender à formação e ao desenvolvimento humano, a BNCC defende explicitamente o compromisso com a educação integral.

 

Assinale a alternativa correta. 

A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 

B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 

D) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. 

E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 


2)  (FCM/ 2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, referência nacional para a formulação dos currículos, apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Essas aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. Tais decisões irão adequar as proposições da BNCC à realidade das instituições escolares. (BRASIL, MEC, 2017). Segundo Macedo (2011), o currículo é hoje um dos temas educacionais mais importantes para as políticas públicas em educação.

 Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as concepções de currículo como norteadoras de ação efetiva na adequação das proposições da BNCC. 

( ) O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares. 

( ) A compreensão dos diversos modelos curriculares da contemporaneidade nos oferece possibilidades de implantação pedagógica e formacional e nos leva a evitar que possamos tomá-los como modelos que se bastam em si. 

( ) A percepção do currículo enquanto conhecimento escolhido como formativo possibilita um empoderamento; passa a ter um poder considerável, porquanto o conhecimento define como devemos ver o mundo, a sociedade e a nós mesmos. 

 ( ) O entendimento do currículo como concepção, organização, implementação e avaliação de conhecimentos eleitos como formativos em uma realidade marcada pela complexidade que busca modelos curriculares pautadas na perspectiva monodisciplinar. 

( ) A concepção de currículo como prática, pois introduz elementos e problemas significativos a partir dos quais se faz necessário refletir: o currículo indica caminhos, travessias e chegadas, que são constantemente realimentados e reorientados pela ação dos atores/autores da cena curricular.

 De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

A) (V); (F); (F); (V); (F). 

B) (F); (F); (V): (V); (F). 

C) (F): (V); (V); (F); (V).

 D) (V); (V); (F); (F); (V). 


3) (FUNDEP/ 2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera serem desenvolvidas por todos os estudantes no decorrer da escolaridade básica. Com relação à BNCC, analise as afirmativas a seguir. 

I. É um documento normativo que se aplica à educação escolar e está norteado pelos princípios éticos, políticos e estéticos visando à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 II. No Ensino Fundamental, as cinco áreas de conhecimento propiciam a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. 

III. É o currículo nacional para os sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e é o parâmetro para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições escolares. 

IV. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à duração da jornada escolar. Estão corretas as afirmativas 

 A) II e IV, apenas. 

B) I e III, apenas.

 C) III e IV, apenas. 

D) I e II, apenas. 7)

 4) (FUNDATEC/ 2019) Segundo a Base Nacional Comum Curricular, _______________ é definida(o) como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

A) metodologia 

B) avaliação 

C) competência 

D) componente curricular 

E) pesquisa científica

 5)  (AMEOSC/ 2019) Para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam, segundo a Base Nacional Comum Curricular: 

A) O ensino de competências gerais singulares em cada região brasileira. 

B) Programas alternativos de ensino à distância para famílias necessitadas. 

C) Formas de acesso de professores à educação continuada. 

D) Um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes.


1- D 2- D 3- D 4- C 5- D 

Comentários