Simulado conjunções coordenativas e subordinativas

 1) Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.

 As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de: 

a) condição. 

b) oposição. 

c) consequência. 

d) adversidade. 

e) comparação. 


2) (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de: 

a) explicação. 

b) concessão. 

c) comparação. 

d) modo. 

e) consequência. 

3) (PUC-SP) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas. "Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta." 

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma 

b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente

 c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto 

d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte 

e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito. 

4) Sobre as conjunções, é correto afirmar: 

a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento. 

b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.

 c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo. 

d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações. 

e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas. 




5) Conjunções coordenativas e subordinativas: As coordenativas ligam orações independentes, enquanto as subordinativas ligam orações dependentes. 

**A imagem que ilustra a questão é de autoria do cartunista 

Quino No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como: 

a) Conjunção consecutiva. 

b) Conjunção aditiva. 

c) Conjunção adversativa. 

d) Conjunção alternativa. 

e) Conjunção conclusiva.


 GABARÍTO 1 C 2 B 3 D 4 E 5 C

Comentários