Simulado específico Vunesp
1) (VUNESP) O processo de aprendizagem do aluno não segue percursos programados a priori pelo professor. O tempo da avaliação é decorrente de suas demandas e estratégias de aprendizagem e não do curso das atividades inicialmente previstas pelos professores. Quem acompanha a quem? Essa questão determina substancialmente a finalidade do processo avaliativo. Para Hoffmann (2001), a avaliação mediadora é
(A) constituída de provas, pesquisas, entrevistas e apresentações orais.
(B) atribuída a provas e exercícios iguais para todos os alunos no cotidiano da sala de aula.
(C) atribuída de conceitos a entrevistas feitas pelos alunos ao longo do semestre.
(D) uma ação sistemática, intuitiva e planejada que se constitui no cotidiano da sala de aula.
(E) precisa e acarreta a classificação das manifestações de aprendizagem do aluno em certas e erradas.
Questão D
2) (VUNESP) As escolas públicas não são organismos isolados, mas integram um sistema escolar e dependem das políticas e da gestão públicas. Portanto, o controle local e comunitário não pode prescindir das responsabilidades e da atuação dos órgãos centrais e intermediários do sistema escolar. Por essa razão, segundo Libâneo (2010), a autonomia da escola
(A) implica em o diretor ter a liberdade para organizar e conduzir a escola, segundo as conveniências da comunidade escolar.
(B) precisa ser gerida, implicando corresponsabilidade consciente, partilhada e solidária de todos os membros da equipe escolar.
(C) significa ela ter poder de decisão sobre seus objetivos e suas formas de organização, independentemente do poder central.
(D) corresponde a ela traçar seu próprio caminho, administrando livremente seus recursos financeiros e humanos.
(E) implica na defesa do interesse público ditado pela classe política por meio da legislação e das diretrizes.
Questão B
3) (VUNESP) Para Celso Vasconcellos (2002), o Projeto Político-Pedagógico, além de permitir a interação de pensamentos entre seus agentes construtores, favorece a interlocução com a comunidade, com os órgãos responsáveis pelo sistema educacional e com a sociedade. Assim, ele deve ser o plano global da instituição e deve se constituir em parâmetros para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, afirma o autor, que a função do Projeto Político-Pedagógico é
(A) estabelecer a organização, o funcionamento da escola e regulamentar as relações entre seus participantes.
(B) orientar o professor para que ele desenvolva o conteúdo de sua disciplina sempre da mesma forma para facilitar a aprendizagem dos alunos.
(C) conferir o embasamento legal às ações desenvolvidas pela escola no que concerne a sua estrutura e funcionamento.
(D) ajudar a resolver problemas, transformar a prática, uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola.
(E) permitir uma comunicação mais efetiva com os alunos, propiciando sua participação mais eficiente nas aulas
Questão D
Comentários
Postar um comentário