Simulado LÍNGUA PORTUGUESA

 1) (VUNESP) Considerando-se o contexto em que está empregada a conjunção destacada no último parágrafo em “Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que...”, conclui-se corretamente que expressa sentido de 


(A) concessão, podendo ser substituída por “apesar disso”. 

(B) explicação, podendo ser substituída por “pois”. 

(C) oposição, podendo ser substituída por “entretanto”.

 (D) comparação, podendo ser substituída por “desse modo”.

 (E) conclusão, podendo ser substituída por “portanto”.


Questão: E 


2) (VUNESP). Assinale a alternativa correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão. 

(A) No país, sempre houveram muitos cidadãos que não professam nenhuma fé, mas nem por isso a questão do ensino religioso deve ser ignorada pelos gestores. 

(B) Conta com escassos recursos financeiros as escolas do país, uma das razões que levam as pessoas a questionarem como eles devem ser investido de forma consciente. 

(C) Ao se pensar na oferta de ensino religioso nas escolas, cumpre observar o fato de que muitos credos são professados, assim como também há cidadãos que não têm nenhum. 

(D) O fato de haver bastante religiões no Brasil mostra que parecem mais justo que as escolas optem por não veicularem os princípios desta ou daquela religião. 

(E) Quando começa as discussões relativa à oferta do ensino religioso nas escolas públicas, questiona-se: será que as principais doutrinas deve ser abordada nas escolas?


Questão: C

Comentários