Simulado pedagogia

1) A respeito das teorias da aprendizagem, numere as ideias apresentadas na coluna da direita de acordo com os respectivos autores da coluna da esquerda.


1. Lev S. Vygotsky. 2. John B. Watson. 3. Henri Wallon. 4. Jean Piaget.

(   ) O comportamento é o objeto de estudo da psicologia, estudando-o por meio de aspectos como estímulos e respostas, de maneira que o objetivo teórico da psicologia é a previsão e o controle do comportamento.


(   ) A zona de desenvolvimento proximal advém da diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente. Assim, a ZDR é tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.


(   ) A educação deve possibilitar à criança seu pleno desenvolvimento durante todos os estágios de maturação da inteligência, desde o nascimento (estágio sensório-motor) até a adolescência (estágio operatório formal).


(  ) A vida psíquica é formada por três dimensões (motora, afetiva e cognitiva), que são coexistentes e atuam de forma integrada na aprendizagem e desenvolvimento humano.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

A) 1 – 3 – 2 – 4.

B) 2 – 1 – 4 – 3.

C) 1 – 2 – 3 – 4.

D) 2 – 3 – 4 – 1.

E) 4 – 1 – 2 – 3



2)  A crise de personalidade ocorre por volta de 3 anos e é marcada por um novo movimento de alternância, por um ensimesmamento da criança, para um novo esforço de libertação. Esforço voluntarista, idade negativista do “não”, do “eu”, do “meu”.


OBSERVAÇÃO: 
Fase do personalismo  por volta dos três aos seis anos. 
Principais características da fase : Consciência e afirmação da personalidade na construção de si mesmo, orientação para o interior, necessidade de afirmação.  Sub-períodos: (Entre 2 e 3 anos) a oposição, tenta reivindicar, a insistência sobre a propriedade dos objetos.



3) Dentre os teóricos que estudaram os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano.




4) Henri Wallon postulou estágios do desenvolvimento humano que se assemelham aos de Piaget. Contudo, tem uma lógica diferente, porque esse desenvolvimento é constituído por meio de um processo assistemático e contínuo, em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência.
Os estágios postulados por Wallon são: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.




Comentários