Viviana Piccinini Fisioterapeuta e a Profissional de Educação Física Vanessa Furstenberger explicam como amenizar o inchaço e retenção hídrica por conta do calor.
Adeus, inchaço! 5 medidas para acabar com a retenção de líquido
Não é impressão, o inchaço piora no calor, mas, com medidas básicas, dá para aproveitar a estação com menos volume e mais disposição. Confira as dicas da equipe da Fisioterapeuta Especializada em Estética Viviana Piccinini.
Quer coisa mais desconfortável do que o inchaço? O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido... O problema piora no verão porque os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar - parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema.
Mas, dá para combater a retenção hídrica com algumas medidas simples, como as sugeridas pela Fisioterapeuta Estética Viviana Piccinini de São Paulo.
Drenagem linfática, clássico que funciona
Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível: estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líqudos. Viviana explica que o segredo está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados. Drenagem linfática não pode deixar hematomas! "Deve ser uma massagem leve sempre no sentido para o centro do corpo". Completa a profissional.
A fisioterapeuta recomenda procurar um profissional qualificado e ficar atento à sutileza dos movimentos.
Hidratar para desinchar
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, e desintoxica. Vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. Precisa ser água mineral, água de coco, sucos naturais... ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuam no bom funcionamento do organismo.
Alimentos do bem
Frutas e legumes ricos em água como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade.
Inimigos declarados
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.
Mexa-se!
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida - Vanessa Furstenberger profissional de educação física explica que o exercício melhora a circulação linfática, melhora o retorno venoso e ajuda a eliminar o líquido extracelular. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.
Viviana Piccinini FISIOTERAPEUTA Crefito 71831
• Graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo.
• Título de Especialista em Medicina Chinesa & Acupuntura
• Especialista em Ortopedia/Traumatologia e Eletroterapia.
• Residência no Hospital Mandaqui/ Hospital Cachoeirinha e Hospital Geral do Tatuapé.
• Curso de Instrumentação Cirúrgica e Curativos.
• Especialista em Pós cirúrgico de Ortopedia e Plástica.
• Docente de especialização e cursos livres de Pós cirúrgico de plástica e Uso de Knesio Tape
Sobre Vanessa Furstenberger
Vanessa Furstenberger é formada em Educação Física com 20 anos de experiência. Mesmo sendo profissional do esporte sempre sofreu para manter o peso "ideal", Vanessa não tinha equilíbrio na alimentação e chegou a pesar 98 kg, "Minha vida sempre foi um engorda e emagrece." Conta Vanessa. Em 2009 a profissional começou a praticar corrida ao preparar uma aluna para a modalidade, foi neste período que Vanessa realmente enxergou o quão fora do peso estava. Aos 38 anos de idade percebeu que o peso atrapalhava muito pra correr, afinal estava 40kg acima do peso ideal, mas não queria abandonar a profissão. Sempre teve alunos, mas nenhuma personal ou treinadora consegue motiva-los estando fora de peso. Com auxilio de nutricionista e a paixão pela corrida (incentivo principal para mudança) Vanessa começa uma reeducação alimentar aliada a corrida e musculação leve; ao longo de um ano atingiu um percentual de 15.5% de gordura corporal e atualmente busca os 12%. Sem cirurgia e inibidores de apetite. Além disso, o emagrecimento rendeu 5 pódios de provas de corrida: no asfalto (4º lugar), corrida de obstáculos (2º lugar ) e 3 pódios consecutivos em prova de montanha ( 1º lugar por categoria, 3º lugar por categoria e 2º lugar por categoria). "Uma glória para uma ex-obesa que perdeu 40 kg aos 40 anos de idade." Finaliza Vanessa.
Créditos:
Vanessa Furstenberger Fitness Coach
@va.personal
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
UPDATE COMUNICAÇÃO