A mulher portadora da doença de Chagas pode ter filhos?
O que é doença de Chagas?
É uma doença que foi descoberta por Carlos Chagas, em 1909, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida ao homem por insetos triatomíneos, conhecidos como “barbeiros”.
Onde estão os barbeiros?
Normalmente, os barbeiros vivem nas áreas rurais onde se adaptam facilmente ao ambiente domiciliar.
Como se adquire a doença de Chagas?
A forma de transmissão mais conhecida é pelo inseto “barbeiro” (também chamado de procotó, potó, chupão) contaminado pelo parasito. O barbeiro pica, suga o sangue da pessoa e defeca ao mesmo tempo. Nas fezes do barbeiro estão as formas infectivas do parasito, conhecido como Trypanossoma cruzi. Pelo contato das mãos com as fezes do barbeiro ao coçar o local da picada ou levar a mão à boca ou aos olhos, o parasito penetra na corrente sanguínea da pessoa.
Outras formas de transmissão:
- a transmissão congênita: da mãe portadora da doença de Chagas para o filho durante a gravidez ou aleitamento materno;
- transfusão de sangue;
- recepção de órgãos transplantados de indivíduos infectados;
- contaminação em acidentes de laboratório;
- contaminação por ingestão de alimentos que contenham fezes de barbeiros infectados, como suco de frutas (goiaba, açaí, caldo de cana/garapa).
A doença de Chagas é transmitida pelo contato de pessoa para pessoa, através de aperto de mãos, beijo ou relação sexual?
A doença não é transmitida pelo aperto de mão, ou mesmo pela utilização de talheres do portador da doença de Chagas. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do recebimento de sangue contaminado ou materno-infantil (na gestação ou por aleitamento materno). A transmissão sexual é possível em indivíduos na fase aguda da doença que mantenham relações sexuais nas quais ocorram eventual exposição ao sangue (coito anal, pouca lubrificação vaginal, etc.).
A mulher portadora da doença pode ter filhos?
Sim. Mulheres portadoras da doença de Chagas na fase crônica podem engravidar.
No entanto, a mulher deve ser acompanhada durante a gestação. Após o nascimento, a criança deve ser acompanhada em serviço especializado para tratamento específico, com alta probabilidade de cura.
O homem não transmite a doença para os filhos.
Para mais informações: chagas@fiocruz.br
Comentários
Postar um comentário