Base Nacional Comum Curricular (BNCC) SIMULADO


 SIMULADO BNCC

01. (FUNDATEC/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à:


I. Formação de professores. II. Avaliação. III. Elaboração de conteúdos educacionais.

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

02. (FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) afirma que o ensino fundamental no contexto da educação básica é a etapa mais longa, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Pode-se afirmar que essa etapa tem quanto tempo de duração?


a) Sete anos de duração.
b) Nove anos de duração.
c) Oito anos de duração.
d) Dez anos de duração.

03. IMPARH – 2016 – Prefeitura de Fortaleza – Professor – Pedagogo – O Ministério da Educação (MEC), cumprindo as exigências legais, propôs e encaminhou às escolas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e por meio do próprio MEC, coube à União o estabelecimento de conteúdos mínimos, que foram denominados:
a) Globalização
b) Parte Diversificada.
c) Valorização Cultural.
d) Base Nacional Comum.


04. Ao estudar a Base Nacional Comum Curricular e o conceito de Currículo, podemos afirmar que

a) a Base é o conjunto de orientações, o Currículo é o conjunto de conteúdos.
b) a Base é aonde se quer chegar, o Currículo o caminho até lá.
c) a Base e o Currículo têm a mesma função.
d) a Base e o Currículo são documentos sem ligação um com o outro.
e) a Base e o Currículo têm origem no âmbito da escola.




05. (AMEOSC – 2019) Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “Na BNCC, ___________________ é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

a) Educação integral.
b) Competência.
c) Igualdade educacional.
d) Colaboração.

06. (AOCP – 2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual foi aprovada no fim do ano de 2017, tem como objetivo a organização do currículo escolar a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse documento possui vários conceitos que irão orientar o trabalho do professor em sala de aula. Dentre esses conceitos, qual recebe um maior enfoque?


a) Atitudes
b) Valores
c) Habilidades
d) Conhecimento
e) Competência

07. (VUNESP/2019 – Birigui) As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação das desigualdades. Para isso, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, que pressupõe:

a) ajudar os mais carentes e deixar os socialmente privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
b) criar programas de assistência social para amparar e pôr fim às desigualdades.
c) selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis aos alunos, de acordo com sua condição social.
d) reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.
e) tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.

08. (VUNESP/2018 – SBC) A Resolução CNE/CP n° 2, de 22 de dezembro de 2017, e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1° do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão:

a) conteúdos mínimos para a formação básica.
b) formação básica comum.
c) direitos e objetivos de aprendizagem.
d) formação comum indispensável ao exercício da cidadania.
e) desenvolvimento da capacidade de aprender.

09. (VUNESP/2019 – Birigui) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicita seu compromisso com a educação integral. Nesse sentido, a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere:

a) a uma perspectiva recente e inovadora, que emergiu na última década.
b) à duração da jornada escolar cumprida pelos alunos.
c) à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com os desafios da sociedade contemporânea.
d) à implantação do ensino religioso, a partir de um viés confessional.
e) à fragmentação disciplinar pelas áreas do conhecimento, a fim de potencializar o trabalho dos professores em suas áreas de especialidade, o que garante um maior rendimento dos alunos.


10. (VUNESP/2019 – Peruíbe) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, sendo que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade referem-se, entre outras ações, à de contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los _______________, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

a) úteis
b) fáceis
c) familiares
d) adequados
e) significativos

GABARITO:

01 – E    02 – B    03 – D    04 – B    05 – B    06 – E  07 – D     08 – C   09 – C    10 – E


SIMULADO BNCC  -   BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 

O QUE É A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças, jovens e adultos em escolas de educação básica de todo o Brasil.


1-(IBADE/ 2020) Segundo a Base Nacional Comum Curricular: 
“Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.” Essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da: 

A-Diferenciação dos componentes curriculares. 
B-Relação espaço-tempo nas escolas. 
C- Fase da puberdade em que os alunos se encontram. 
D- Mudança de escola que geralmente ocorre.
 E-Modificação sentida pelas famílias.


(Prefeitura do Rio de Janeiro/ 2019) “A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.” Fonte: BNCC – A área de Ciências da Natureza – 2017 Consequentemente, de acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem o compromisso com o desenvolvimento de: 


A-Letramento científico 
B-Alfabetização científica 
C-Experimentos científicos 
D- Inovação científica 




O QUE É LETRAMENTO CIENTÍFICO 
Entende-se como letramento científico a capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre questões científicas. Também faz parte do conceito de letramento científico a compreensão das características que diferenciam a ciência como uma forma de conhecimento e investigação; a consciência de como a ciência e a tecnologia moldam nosso meio material, cultural e intelectual; e o interesse em engajar-se em questões científicas, como cidadão crítico capaz de compreender e tomar decisões sobre o mundo natural e as mudanças nele ocorridas. fonte: https://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_cientifico.pdf



 3- (FADESP/ 2019) A Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a educação infantil e ensino fundamental. Entre suas determinações, é correto afirmar que:

A- A BNCC, no ensino fundamental, está organizada em áreas acadêmico-científicas. 
B- A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e, no máximo, até início do ano letivo de 2020. 
C- A BNCC deverá ser revista após 10 (dez) anos do prazo de efetivação. 
D - As matrizes de referência das avaliações e dos exames, em larga escala, devem ser alinhadas à BNCC, no prazo de 2 (dois) anos a partir da sua publicação. 


Prazos de Implementação
Art. 15. As instituições ou redes de ensino podem, de imediato, alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC. Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020


4) (AOCP/ 2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:
 A- As Artes Cênicas, as Artes Visuais e a Música.
 B- As Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. 
C- As Artes Visuais e a Música. 
D- As Artes Cênicas, a Dança e a Música. 
E- As Artes Visuais, o Teatro e a Música. 




Arte:  No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro


Nas atuais orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, a Educação Física 

A- Faz parte da área denominada Corpo e Movimento. 
B-Faz parte dos Campos de Experiências. 
C- É uma área de conhecimento. 
D- Faz pare da área de conhecimento denominada Ciências Humanas. 
E- É um componente curricular. 


A EDUCAÇÃO FÍSICA no ensino fundamental é um componente curricular 



6- (AOCP/2018) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo do Ensino Fundamental, o compromisso das Ciências, enquanto componente curricular da área de Ciências da Natureza, tem um compromisso com o desenvolvimento específico 

A- Dos conteúdos científicos. 
B- Das metodologias de observação. 
C- Do letramento científico. 
D- Da compreensão do reino vegetal, em especial das briófitas. 
E- da capacidade de distinguir as características dos cinco reinos dos seres vivos.


O QUE É LETRAMENTO CIENTÍFICO 
Entende-se como letramento científico a capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre questões científicas. Também faz parte do conceito de letramento científico a compreensão das características que diferenciam a ciência como uma forma de conhecimento e investigação; a consciência de como a ciência e a tecnologia moldam nosso meio material, cultural e intelectual; e o interesse em engajar-se em questões científicas, como cidadão crítico capaz de compreender e tomar decisões sobre o mundo natural e as mudanças nele ocorridas. fonte: https://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_cientifico.pdf


 7- (AOCP/ 2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o ensino de Geografia, no Ensino Fundamental, deve desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço. Em tal documento, esse objetivo é visto como 

A- Uma habilidade. 
B- Um objetivo específico. 
C- Uma competência. 
D- Uma metodologia. 
E- Um conteúdo 



Na BNCCcompetência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.



 8- (AOCP/ 2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que o Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. Sobre o letramento matemático, NÃO é correto afirmar que 

A- Refere-se às competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. 
B- Favorece o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. 
C- Tem como objetivo a construção de uma visão solidária de relações humanas nas aulas de Matemática que contribuirá para que os alunos superem o individualismo por meio do diálogo e da valorização da interação e da troca, percebendo que as pessoas se complementam e dependem umas das outras. 
D- Assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo. 
E- Perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição). 


OBSERVAÇÃO: 

PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), letramento matemático significa:
(...) a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamentos bem embasados, e utilizar e envolver-se com a Matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. (INEP, Letramento matemático).

 

9- (AOCP/2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe cinco unidades temáticas a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: 

A-Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística. 
B-Números; Operações; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística.
C-Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação. 
D-Números e Operações; Geometria; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação.
E-Números; Geometria; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação.

 10- (FUNDATEC/ 2019) A Base Nacional Comum Curricular define um conjunto orgânico e progressivo de: 

A- Aprendizagens essenciais. 
B- Regras disciplinares. 
C-Modelos de planejamento. 
D-Etapas avaliativas. 
E-Informações básicas. 


11) A BNCC propõe cinco unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, que estão correlatas e orientam os objetos de conhecimentos e as habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental.

A abordagem de cada uma delas avança ano a ano de escolarização.
Leia atentamente as habilidades seguintes quanto à veracidade das Unidades Temáticas –
 V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:

I. Números – Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional  e função do zero).

II. Geometria – Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

III. Geometria – Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

IV. Probabilidade e Estatística – Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:

a. V, V, F, V.

b. F, F, V, V.

c. F, V, F, F.

d. F, V, F, V.

e. V, V, F, F.

 GABARITO 1) A 2) A 3) B 4) B 5) E 6) C 7) C 8) C 9) A 10) A 11) A



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Defensor público alerta sobre o uso de expressões capacitistas em nosso vocabulário

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Carlos Drummond de Andrade - ENEM 2009

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show