Construtivismo na sala de aula



1- (FUNDATEC) No livro O construtivismo na sala de aula – organizado por Cesar Coll –, Isabel Solé trabalha com a noção de autoconceito, isto é, um amplo conjunto de representações (imagens, juízos, conceitos) que temos de nós mesmos e que englobam aspectos corporais, psicológicos, sociais, morais, etc.


 À luz do construtivismo, assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva defendida pela autora sobre a relação entre autoconceito e rendimento escolar no contexto da escola.

A) As motivações intrínsecas são da ordem de funcionamento do inconsciente, sendo estruturadas no interior das relações familiares por meio da linguagem, a qual busca simbolizar o desejo.

B) As crianças e os adolescentes com alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.

C) A neurociência mostra o quanto a memória capta tudo o que está a nossa volta, o que nos leva a aprender coisas novas.

D) As motivações extrínsecas refletem a experiência do sentimento de competência e autodeterminação, independentemente de recompensas externas.

E) O autoconceito tem uma dimensão biológica, não sendo perceptível sua influência nas atividades escolares.




Questão B 


2)  (SHDIAS) Segundo César Coll, a “ataxia” é uma

A) acentuada hipertonia dos músculos que pode impedir o movimento.

B) doença auditiva que degenera a parte interna do ouvido.

C) desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais e se comporta de modo compulsivo e ritualista.

D) alteração cromossômica que provoca retardo mental leve ou grave na criança.

E) síndrome cerebelosa na qual o equilíbrio e a precisão dos movimentos estão alterados, isto é, dificuldade de medir a força, a distância e a direção dos movimentos.


Questão E


OBSERVAÇÃO 

Ataxia (do grego ατάξις, sem coordenação), ou distaxia, é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataxia



3) De acordo com César Coll em sua obra “Construtivismo na Sala de Aula”, um esquema de conhecimento é definido de que maneira?


A) A representação que uma pessoa, possui em um determinado momento de sua história sobre uma parcela da realidade.

B) Uma mobilização cognitiva desencadeada por um interesse.

C) Motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do aluno ao ato de aprender.

D) Uma tarefa que se ajusta às possibilidades dos alunos, como algo que permite preencher determinadas necessidades (aprender, saber, influir e mudar).



Questão A 



OBSERVAÇÃO:   César Coll, conhecimento prévio “é a representação que uma pessoa possui em um determinado momento de sua história, sobre uma parcela da realidade”.  




04). (VUNESP/2013) Para Mauri, em Coll (2006), aprender consiste em construir conhecimento que já existe na cultura (social e historicamente elaborado). É justamente esse processo de elaboração pessoal que permite que o sujeito desenvolva sua mente, seu pensamento e, em suma, suas diferentes capacidades, vivenciando uma aprendizagem significativa.

Para que isso ocorra, o professor deverá

(A) proporcionar atividades a serem realizadas pelo aluno de maneira solitária, justamente para garantir a internalização dos saberes culturais implicados, sem interferências, representando aquilo que foi aprendido.
(B) proporcionar uma aprendizagem com memorização compreensiva do conteúdo, o que permite ao aluno
reproduzir posteriormente, em situações similares, o que foi aprendido, aumentando sua autoestima.
(C) corrigir os erros dos alunos e, a partir deles, mostrar a alternativa correta e solicitar que a copiem para fixar o conteúdo de forma a permitir maior reflexão sobre o estudo realizado e evitar os mesmos erros.
(D) oferecer desafios para que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem, problematizando
a realidade em que vivem, buscando respostas na interação com outros, construindo novos conhecimentos e a si mesmos.
(E) solicitar aos alunos que participem de forma ativa da aula, sempre com sua condução firme, a qual, pela superioridade da posição docente, pode garantir o ensino correto daquilo que pretende em sala de aula.



Questão: D 


OBSERVAÇÃO:

César Coll (1999), “A criação de ZDP em aula pressupõe um relacionamento constante e contínuo entre o que os alunos sabem previamente e aquilo que têm que aprender."



Comentários