Formação global dos alunos.



1.(VUNESP/2018) Moura (2010) apresenta um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação, promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental. Esse meio de trabalho é


(A) o construtivismo.
(B) a aprendizagem conceitual.
(C) a formação globalizada.
(D) a pedagogia de projetos.
(E) a interdisciplinaridade.


2. (VUNESP/2018) De acordo com Moura (2010), o trabalho por projetos pode ser dividido em quatro etapas, que são problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. Sobre essas etapas, é correto afirmar que


(A) a avaliação é o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas pelos alunos.
(B) o desenvolvimento dá ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência.
(C) o desenvolvimento tem, para o educador, uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual.
(D) a aplicação é o momento em que o educador interpreta a manifestação dos alunos para perceber em que ponto estão.
(E) a problematização é a etapa em que é fundamental detectar o que os alunos já sabem, o que querem saber e como poderão saber.



3) VUNESP - O trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente. Segundo Moura (Pedagogia de Projetos), trabalhar com projetos possibilita

A) a condução, pelos docentes, do processo de aprendizagem, direcionando as atividades dos alunos.

B) o resgate do educando para o processo de ensino-aprendizagem (conhecimento) através de um processo significativo.

C) a realização do ensino baseado na segmentação do conhecimento em diferentes disciplinas, possibilitando o aprofundamento dos assuntos.

D) o desenvolvimento da capacidade de memorização e reprodução de conteúdos repassados pelos docentes.

E) a recuperação do método expositivo como forma privilegiada de transmissão de informações em sala de aula.




4) (Vunesp) Na área de educação, é bastante discutido o tema pedagogia de projeto, pois segundo Moura (Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora), “(...) é um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos. (...) Possibilita que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais e cidadãos”. Para que isto aconteça, se faz necessário compreender que trabalhar por projetos é construção, que, segundo Moura, possui 4 etapas, sendo elas, na ordem correta:



A) referencial teórico, recursos, aplicação e avaliação.

B) desenvolvimento, aplicação, avaliação e bibliografia.

C) problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação.

D) cronograma de ação, desenvolvimento, avaliação e bibliografia.

E) levantamento bibliográfico, problematização, aplicação e avaliação.



5) O trabalho por Projetos pode ser dividido em 4 etapas: problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. Na Pedagogia de Projetos, conforme Moura (2010), a avaliação

A) realiza-se com o propósito de medir a quantidade de conhecimentos aprendidos pelos educandos no decorrer do ano letivo e de determinar os próximos passos dos educadores.

B) é global, ou seja, considera o educando e sua aprendizagem de forma integral, concilia o resultado da verificação do processo com a verificação do desempenho.

C) trabalha a partir de uma resposta esperada, tendo em vista a necessidade de constatar se o estudante assimilou ou não o que foi trabalhado pelo professor em sala de aula.

D) interpreta o erro como ausência de conhecimento e possibilita, dessa forma, a criação de estratégias pedagógicas para a superação das dificuldades.

E) ocorre de maneira pontual, individual e classificatória, aferindo o rendimento do aluno por meio de instrumentos avaliativos confiáveis e objetivos.


OBSERVAÇÃO: 

A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos.




1 - D  2 - E   3 B   4- C  5- B 


Comentários