Projeto Político Pedagógico

 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96. No seu artigo 12º, dispõe: “Os estabelecimentos de ensino respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I - elaborar e executar sua proposta pedagógica”. (BRASIL, 1996). A


Projeto Político Pedagógico, É o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto a intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade. Segundo Vasconcellos (2006, p. 17-18)


Veiga (1998, p. 11-12) o Projeto Político Pedagógico é “um produto especifico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influência e que pode ser por ela influenciado”.


O projeto político-pedagógico pode ser comparado, de forma análoga, a uma árvore. Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produz sombra, flores e frutos que dão origem a outras árvores, frutos... Mas para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez. (LIBÂNEO 2004, p. 152).


Libâneo (2010, p. 96): O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.


 O Projeto Político-Pedagógico/Proposta Pedagógica da escola não começa de uma só vez, não nasce pronto. É muitas vezes, o ponto de chegada de um processo que se inicia com um pequeno grupo de professores com algumas propostas bem simples e que se amplia, ganhando corpo e consistência. Nesse trajeto, ao explicitar propósitos e situar obstáculos, os educadores vão estabelecendo relações, apontando metas e objetivos comuns, vislumbrando pistas para melhorar a sua atuação. (SETÚBAL, 1994)





QUESTÃO 1

A construção do projeto político-pedagógico da escola exige a definição de princípios, objetivos, estratégias e, acima de tudo, um trabalho coletivo para a sua operacionalização. Numa perspectiva crítica e democrática, o projeto político-pedagógico da escola proporciona:

I – melhoria da organização pedagógica, administrativa e financeira da escola, bem como o estabelecimento de novas relações pessoais e interpessoais na instituição;
II – redimensionamento da prática pedagógica dos professores e formação continuada do quadro docente.
III – planejamento a curto prazo para definir aplicação de medidas emergenciais na escola, de modo a superar certas dificuldades, detectar outras e propor novas ações.
IV – a superação de práticas pedagógicas fragmentadas e a garantia total de um ensino de qualidade.

Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas:


A) I, II e III.
C) I, II e IV.
B) I e IV.
D) I e II

QUESTÃO 2.

A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural.
 
Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
(A) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
(B) valorizar o enfoque prescritivo e auto referenciado do conhecimento.
(C) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
(D) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
(E) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

QUESTÃO 3.

A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. 

Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como
(A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
(B) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
(C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
(D) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
(E) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.

QUESTÃO 4.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado).

Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.

I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.

É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III

QUESTÃO 5.

O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas um guia de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, em relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica: 

a) Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
b) Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
c) Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
d) Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
e) Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.

QUESTÃO 6.

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino, tendo como característica a participação coletiva. A construção do Projeto Político-Pedagógico deverá

(A) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
(B) seguir as orientações das Secretarias de Educação na elaboração do Regimento Escolar.
(C) incluir a participação de todos os sujeitos da escola nas etapas de elaboração, execução e avaliação.
(D) privilegiar a participação dos coordenadores e professores em detrimento da participação dos demais membros da comunidade escolar.
(E) seguir as determinações do Regimento Escolar.

QUESTÃO 7.

A Unidade Escolar, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos, faz a organização curricular em seu Projeto Político Pedagógico, levando em consideração diferentes saberes dos contextos ecológico, demo-gráfico, social e cultural.Com essa articulação, o processo educativo assume uma perspectiva

(A) humanística.
(B) experimental.
(C) multidimensional.
(D) profissional.
(E) técnica.

QUESTÃO 8.

“As inovações (pedagógicas) não têm hipóteses de sucesso se os atores não são chamados a aceitar essas inovações e não se envolvem na sua própria construção.” ALENCASTRO, Ilma Passos. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes,v. 23, n. 61, p. 267. 
Na perspectiva da citação acima, o Projeto Político-Pedagógico de uma escola deve priorizar a(o)

(A) organização sistêmica de conteúdos.
(B) participação espontânea.
(C) estrutura interna das funções escolares.
(D) planejamento participativo.
(E) processo de ensino e aprendizagem.

QUESTÃO 9.

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades, níveis e modalidades. Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

a) compõe-se, exclusivamente, dos planos de ensino das disciplinas e do planejamento anual das atividades a serem desenvolvidas na escola.
b) constitui a proposta de trabalho da escola, cuja elaboração compete, exclusivamente, ao Coordenador Pedagógico e ao Diretor.
c) define anualmente os níveis e as modalidades de ensino a serem oferecidos pela escola e a abrangência da clientela escolar.
d) exige em sua construção a participação de todos os agentes do processo educativo: professores, funcionários, pais e alunos.
e) estabelece as formas como, autonomamente, a escola e seus professores se manifestarão frente a decisões governamentais.

QUESTÃO 10.

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças na realidade do ensino nacional. Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, que têm como um dos seus objetivos:

(A) estimular a reflexão crítica dos participantes dos processos de formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas de educação básica.
(B) superar a necessidade de construção de competências e habilidades próprias à formação humana e cidadã dos estudantes das escolas de educação básica.
(C) proporcionar aos alunos de escolas da educação básica a qualificação para o trabalho e para o exercício da cidadania por meio do currículo nacional único.
(D) incentivar a participação de voluntários nas atividades docentes das escolas de educação básica, sem exigências de formação e especialização acadêmicas.
(E) promover o desenvolvimento cognitivo e, quando possível, o psíquico e o social dos alunos de escolas de educação básica, considerando a realidade escolar.

Esse simulado faz parte do Material Completo que se encontra na página:

https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

GABARITO

01. D 02. E 03. C 04. C 05. B 06. C 07. C 08. D 09. A 10. A

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Banda Sinfônica do Guri de Bauru abre a temporada 2023 com dois concertos em junho, nas cidades de Bauru e Ourinhos

Defensor público alerta sobre o uso de expressões capacitistas em nosso vocabulário

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show

Amazon apresenta novo posicionamento de Amazon Prime e amplia sua conexão com o Brasil

BH, Belém, RJ e Salvador são os próximos destinos nacionais da turnê mundial da Trend Micro

Food Service cresce 21,2% no primeiro trimestre de 2023 com o ‘combo’ de vendas no salão e delivery

Mulheres do Agro finalizam série de depoimentos da Nutrientes para a Vida