Pulseira higienizadora

 A ÖUS é uma marca curitibana independente de moda que lançou, no final do ano passado, a pulseira higienizadora GOMO junto ao projeto "Uma mão lava a outra", um projeto social que teve início com a distribuição das pulseiras com supositório de álcool gel para estudantes do ensino fundamental do Ceará, mas que se expandiu e conquistou outros territórios. Com o volta às aulas, a pulseira se torna ainda mais relevante.



Pulseira higienizadora é aposta de marca para volta às aulas presenciais 2021

Com supositório de álcool em gel, a pulseira GOMO oferece proteção contra a Covid-19 e, ao mesmo tempo, um acessório estiloso.



Após cerca de 10 meses de ensino remoto, ao menos 15 redes públicas de ensino estaduais já anunciaram que voltarão às aulas presencialmente até o mês de março, e é preciso pensar em como as crianças e adolescentes vão se proteger no dia a dia.

Com isso em mente, a ÖUS, marca independente de moda, criou a Pulseira GOMO: um acessório e uma EPI, moderna e sustentável, lançada no final do ano passado. "A ideia é conscientizar as crianças a respeito da necessidade de manter as mãos limpas, de um modo divertido e prático, levando esse conhecimento para dentro de casa e suas famílias também", explica Rafael Narciso, sócio da OUS.

O design prático da pulseira foi pensado para atrair os olhos do público jovem, afinal, a pulseira foi criada em conjunto com três universidades, na qual cerca de 1.500 crianças e adolescentes foram ouvidos sobre a escolha das cores, eleitas seis no total (branca, preta, azul royal, vermelho, nude e rosa claro) e produto final ficou entre os 20 selecionados na etapa brasileira da campanha Mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias.

O envolvimento com a comunidade científica promoveu a colaboração entre os jovens estudantes e os designers e profissionais já com experiência, ampliando a aprendizagem para uma economia mais sustentável não pautada em competição. "Formamos quatro equipes de alunos e cada uma desenvolveu uma solução diferente para a proteção individual das crianças. A nossa principal preocupação era colocar soluções que ajudassem as comunidades a passar por esse momento. Os EPIs têm uma importância central na pandemia", explica Claudia Regina Hasegawa Zacar, coordenadora do curso de Design de Produto da UFPR, uma das parceiras do projeto.

Projeto Social

O lançamento veio acompanhado do projeto "Uma Mão Lava a Outra", voltado às crianças de baixa renda contra a COVID-19, na Cidade do Brejo Santo, Ceará, com a entrega direta de 5.538 unidades para os alunos (de 10 a 14 anos) das escolas municipais da cidade. Com uma política de doação na qual na compra de uma pulseira no site oficial da marca, outra seria doada para demais cidades de outras regiões do Brasil, ao todo, foram doadas quase 10 mil pulseiras, inclusive para as secretarias de educação de Missão Velha e Pena Forte, no Ceará, e de Campo Bom no Rio Grande do Sul; assim como ONGs em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Levar proteção e conscientização a um dos estados do Brasil mais afetados na pandemia, com mais de 220 mil casos até setembro. Essa foi a proposta entre a marca ÖUS e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O projeto "Uma Mão Lava a Outra", voltado às crianças de baixa renda contra a COVID-19, na Cidade do Brejo, Ceará, resultou na pulseira "GOMO", um dispositivo de álcool gel (8ml), criada por aproximadamente 37 pessoas, entre professores e alunos de Design (graduação e pós-graduação).

A escolha da cidade contemplada foi feita por alguns fatores: é a localização da Dilly Sports, fábrica que produz os calçados da ÖUS; é uma região extremamente afetada pela pandemia e, assim, seria uma forma de colaborar economicamente com a região, gerando empregos na fabricação do dispositivo. E, além disso, o Ceará é destaque no ensino básico nacional. Segundo o ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação, nos primeiros cinco anos escolares, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no estado.


Sustentabilidade

A marca ÖUS possui desde sua fundação o propósito de valorizar o skate, o design, a cultura e a economia nacional. Diante disso, o projeto da pulseira GOMO busca fortalecer economia local de modo mais sustentável, seguindo princípios da green economy. O poliuretano termoplástico (TPU), altamente resistente e 100% reciclável, foi o material escolhido devido à não toxicidade.

Essa característica é essencial para garantir a saúde dos usuários das pulseiras - crianças e adultos -, bem como dos trabalhadores envolvidos no processo de fabricação do produto. Somado a isso, um sistema de logística reversa está vinculado, a fim de compensar 100% do material utilizado na pulseira GOMO. Isso garante a reciclagem de resíduos de plásticos e de papel, na mesma quantidade de material utilizado para as pulseiras e para o manual que acompanha os produtos. Somado a isso, a educação para a destinação correta do lixo reciclável será fomentada através de capacitação dos professores da rede municipal, e de vídeos e manuais de fácil entendimento, voltados às crianças.

OUS - Assessoria de imprensa

Press Pass

Lais Costa

Comentários