Simulado Agente de Endemias



1) A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e de letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. Sobre o vírus rábico, assinale a alternativa correta.

A) O vírus encontra-se na saliva do animal infectado e penetra no organismo principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, por arranhadura e lambedura de mucosas. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato.

B) O vírus encontra-se na saliva e na urina do animal e pode penetrar através da pele com ferimentos. No ciclo urbano, a principal fonte de infecção são os morcegos.

C) O vírus encontra-se na saliva, na urina e nas fezes do animal e penetra no organismo por meio de mordedura. No ciclo urbano, a principal fonte de infecção são as aves e os morcegos.

D) O vírus encontra-se na secreções do animal e pode penetrar no organismo por meio de contato indireto por fômites. O principal hospedeiro, no meio silvestre, são os macacos.

E) O vírus encontra-se na saliva do animal e penetra no organismo pela arranhadura. No ciclo urbano, a principal fonte de infecção são o cão e o morcego.



2) Complete as Lacunas assinalando a alternativa correta: São tipos de Tratamento para evitar o vetor transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

residual:Atua por contato com o inseto e consiste na aplicação de grandes partículas do inseticida que ofereça estabilidade químicaO objetivo é atingir o mosquito adulto que pousar na área tratada.

 .ESPACIAL: Consiste em colocar gotículas pulverizadas do inseticida na massa de ar

FOCAL: Refere-se às ações de eliminação de larvas em criadouros, usando larvicida. (NO FOCO)

 a) Espacial, Residual, Focal. 
b) Residual, Espacial, Focal. 
c) Espacial, Focal, Residual. 
d) Focal, Espacial, Residual.


TIPOS DE TRATAMENTO 

 RESIDUAL: Atua por contato com o inseto e consiste na aplicação de grandes partículas do inseticida que ofereça estabilidade química. O objetivo é atingir o mosquito adulto que pousar na área tratada 

ESPACIAL: Consiste em colocar gotículas pulverizadas do inseticida na massa de ar 

FOCAL: Refere-se às ações de eliminação de larvas em criadouros, usando larvicida



Comentários