Simulado Português

 1)  “Você esconderia judeus em sua casa durante a França ocupada pelos nazistas?” O tempo e a forma do verbo veiculam a ideia de

 A) assertividade. 

B) conjectura. 

C) exultação. 

D) peremptoriedade. 


2) Assinale a alternativa que contém um comentário INADEQUADO para o trecho transcrito.

 A) “Anos atrás, li a resenha de um livro, que me parecia interessante.” Comentário: ignoradas as alterações semânticas, a expressão destacada pode ser substituída por “há alguns anos”.

 B) “Eis a razão mais comum dada por esses pais, quando indagados da razão de pôr em risco sua vida e a da família [...]”. Comentário: na forma verbal destacada, tem-se um caso de acento diferencial. 

C) “Tampouco dizer que os covardes também seriam vítimas [...]”. Comentário: o vocábulo destacado pode ser substituído pela expressão “tão pouco”, preservando-se o sentido do texto. 

D) “Quantas ambivalências espera você nesta semana?” Comentário: a flexão do verbo no plural faria com que a frase permanecesse correta, ainda que com alguma alteração de sentido.


3) “Sentiam (com razão?) que não eram amados pelos pais [...]”. Desconsideradas as adaptações necessárias ao restante do período, a estrutura correspondente, na voz ativa, ao trecho destacado acima é 

A) que os pais não os amam. 

B) que os pais não os amaram. 

C) que os pais não os tinham amado. 

D) que os pais não os amavam.


4) “Anos atrás, li a resenha de um livro, que me parecia interessante.” Desconsideradas as alterações de sentido, assinale a alternativa que contém uma oração que NÃO pode substituir o trecho destacado, por se incorrer em erro gramatical. 

A) Com o qual se queria comprovar uma hipótese interessante. 

B) No qual se reproduziam interessantes depoimentos. 

C) O qual tive imediato interesse. 

D) Pelo qual me interessei imediatamente.


 5) “[...] pelos pais, que preferiam pôr em risco a vida deles a protegê-los, recusando-se a obedecer à ordem: quem salvar judeus morre com eles.” Desconsideradas as alterações de sentido, mantém-se a redação correta, quanto à utilização do acento indicativo da crase, se substituirmos o trecho acima destacado por

 A) a obedecer à esta ordem.

B) a respeitar à toda ordem imposta. 

C) a obedecer à uma ordem taxativa. 

D) a obedecer à seguinte ordem superior.


6)  Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses se refere ao pronome destacado. 

A) “Em entrevistas, filhos e filhas de pessoas que esconderam judeus em casa durante a Segunda Guerra apresentavam [...]”. (filhos e filhas de pessoas)

 B) “[...] quem salvar judeus morre com eles”. (os meninos) 

C) “[...], quando indagados, da razão de pôr em risco sua vida e a da família [...]”. (vida) 

D) “Sentiam (com razão?) que não eram amados pelos pais, que preferiam pôr em risco a vida deles a protegê-los [...]”. (os judeus) 

Comentários