Tecnologias Digitais para educação exercitam pensamento crítico e aprendizado em sala de aula

 



Tecnologias Digitais para educação exercitam pensamento crítico e aprendizado em sala de aula

Senac EAD trabalha com opções voltadas ao desenvolvimento de conteúdos interativos, simuladores e vídeos

No atual cenário da educação, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm disponibilizado às equipes pedagógicas propostas cada vez mais focadas na interação e na efetividade do processo de aprendizagem dos estudantes em todos os níveis de ensino.

Atento à realidade do mercado, o Senac EAD atua com diversas tecnologias pedagógicas, cujo objetivo é proporcionar um ambiente de ensino dinâmico com melhor grau de interatividade possível ao público estudantil. Entre as opções em funcionamento estão a produção de conteúdos interativos em HTML5, simuladores, vídeos, entre outros equipamentos.

Augusto Codevilla Soares, do Senac Rio Grande do Sul, explica como os procedimentos tecnológicos podem colaborar no processo pedagógico. "Com a realidade virtual, por exemplo, é possível simular o ambiente de forma imersiva e promover práticas muito significativas e reais para a aprendizagem do estudante, implicando diretamente em sua vida profissional".

Da teoria à prática

Para se ter uma ideia da relevância de integrar as novas tecnologias digitais com o processo de ensino-aprendizagem, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)*, documento que estabelece conhecimentos, competências e habilidades educacionais, reforçou em sua edição atualizada (2018), o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

No item ‘competência geral 5’, são destacados os objetivos de uso e criação de TDICs na educação: "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."

Outra vantagem de aplicar a tecnologia digital na educação deve-se ao fato de que ela torna possível o acesso a informações atualizadas, em tempo real. Por exemplo, os livros didáticos podem ser retificados e distribuídos com maior velocidade (e-books), pode haver o compartilhamento de informações sobre diversas áreas do conhecimento, palestras e workshops on-line.

Nesse sentido, Augusto destaca que a adequação da tecnologia, depende muitas vezes da região e da idade do indivíduo, mas, em sua maioria, os recursos oferecidos na educação a distância são bem aceitos pelos estudantes. "A simulação feita por realidade virtual está disponível para diferentes públicos e permite ao aluno experimentar sem medo de errar ou de estragar alguma peça cara, por exemplo. As tecnologias oferecidas no mercado só têm a contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes", conclui.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em https://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/ .

Informações para imprensa - Senac EAD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Texaco

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

Pix Internacional

Verticalização da Cidade de São Paulo

Simulados de Língua Portuguesa - Concursos