4 medidas que o RH pode adotar para ajudar no equilíbrio emocional dos colaboradores


Pós cenário de isolamento social, cuidar da saúde psicológica de seus funcionários virou papel obrigatório para as empresas



São Paulo, março de 2021 - A pandemia do novo coronavírus obrigou empresas e funcionários a serem mais flexíveis e resilientes. Por um lado, o trabalho remoto tem exigido mais dinamismo das empresas e, por outro, maior equilíbrio emocional dos colaboradores. A coordenadora de Wellness da Creditas, a Larissa Justi, explica que é preciso entender que os impactos dos problemas mentais e emocionais no desempenho do colaborador não são de hoje. "Bem antes da pandemia, as pessoas já apresentavam sensibilidades em sua saúde mental, o que interfere diretamente no foco e desempenho no trabalho", afirma Justi.



Com o isolamento social imposto em 2020, essa situação se agravou e a estimativa é que as doenças mentais se mantenham em foco por, pelo menos, mais alguns anos. Para as empresas, esse cenário repleto de incertezas, medos e insegurança econômica trouxe à tona a importância da saúde mental do colaborador, como forma de manter a produtividade e qualidade da entrega.



De acordo com os especialistas, os transtornos mentais mais comuns no século XXI são ansiedade, depressão, insônia e estresse pós-traumático. E estão associados a sentimentos como angústia, incerteza e impotência. Portanto, estimular o cuidado mental dos colaboradores é uma forma eficiente de manter a produtividade da empresa, mesmo em meio às adversidades. Meditação, yoga, terapia e educação financeira são maneiras comprovadamente eficazes de lidar com esse tipo de situação.



Nesse cenário, a profissional selecionou algumas medidas simples que as empresas podem adotar para auxiliar na saúde mental dos colaboradores e que já são usadas pela Creditas. Confira:



1. Meditação

Realizar práticas de meditação em conjunto é uma forma interessante de desenvolver a saúde emocional em grupo. Uma outra opção é indicar aplicativos gratuitos e sugerir vídeos na internet de diferentes tipos de práticas meditativas para ajudar o colaborador nessa jornada.

2. Aula de yoga

Oferecer aulas de 30 minutos com instrutores de yoga pode trazer retornos significativos para o ambiente de trabalho. Assim como no caso da meditação, existem centenas de videoaulas disponíveis gratuitamente na internet para diferentes níveis de experiência na prática.

3. Terapia

Saúde emocional é assunto tão sério quanto saúde física. Por isso, empresas que oferecem programas de apoio aos funcionários, com sessões de terapia em situações de luto, por exemplo, tendem a sair na frente na disputa pelos melhores talentos. Há diversas plataformas online que permitem a conexão entre pacientes e psicólogos. Boa parte delas já oferece o serviço para empresas, como uma forma de benefício corporativo.

4. Educação financeira

Em tempos de incertezas, o medo de faltar dinheiro no bolso afeta diretamente a estabilidade emocional das pessoas. Estudo realizado pela Creditas e o Ibope Inteligência, realizado em fevereiro de 2020, mostrou que 39% dos colaboradores dizem ter insônia por causa das contas atrasadas, sendo que 27% alegam que as dívidas impactam na autoestima e 10% acreditam que as contas atrasadas impedem o seu sucesso profissional.

É por isso que é muito importante incentivar constantemente uma relação saudável entre colaborador e dinheiro. Ofereça ferramentas simples e práticas para que o funcionário consiga organizar as contas, livrar-se das dívidas e organizar-se financeiramente para alcançar suas realizações, como facilitar o acesso a um crédito de qualidade, como o empréstimo consignado privado, e disponibilizar programas de educação financeira. As contas em dia e os sonhos planejados ajudam a ter mais foco.


Sobre a Creditas
A Creditas é a plataforma líder de crédito e soluções financeiras 100% online na América Latina, construída a partir de três ecossistemas: imobiliário, veículo e salário. A empresa trabalha ativamente para mudar o cenário do mercado de crédito no Brasil e no México por meio da experiência com o usuário e da tecnologia proprietária, que foram desenvolvidos para ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos. Sua carteira de empréstimos inclui os Empréstimos com Garantia de Imóvel, de Veículo e Consignado Privado, que também viabilizam o acesso a diferentes soluções e serviços com opções integradas de financiamento e refinanciamento. Fundada em 2012, emprega mais de 1900 tripulantes (colaboradores) em escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Recife, Valência (Espanha) e Cidade do México. Recebeu aportes de fundos de capital de risco internacionais que somam mais de US﹩ 570 milhões e foi reconhecida pelos rankings KPMG, Business Insider e Glassdoor como uma das fintechs mais promissoras do mundo.

Assessoria de Imprensa | Ideal H+K Strategies

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Texaco

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

Pix Internacional

Verticalização da Cidade de São Paulo

Simulados de Língua Portuguesa - Concursos