Alunos da Newton Paiva são destaque em competição jurídica nacional

 



Alunos da Newton Paiva são destaque em competição jurídica nacional

I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal contou com participantes de todas as regiões do Brasil

Um grupo de alunos do curso de direito do Centro Universitário Newton Paiva foi finalista da I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal organizada pelo Instituto de Ciências Penais Jovem (ICP Jovem), em parceria com o Ibmec e o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), conquistando a melhor classificação entre todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado de Minas Gerais.

O objetivo do evento foi congregar alunos, professores e demais membros da comunidade jurídica de todo o país por meio da criação de um fórum de debates em torno das ciências criminais, incentivando seu estudo e auxiliando na formação de profissionais mais qualificados na área. Essa primeira edição, contou com 52 equipes vindas de instituições das 5 regiões do Brasil. A competição foi composta por uma fase escrita e outra oral, ambas referentes a um caso fictício relacionado ao procedimento do Tribunal do Júri.

Na primeira fase, os alunos tiveram que elaborar memoriais se colocando nos papéis de advogados de defesa e de representantes do ministério público. Em seguida, foram realizadas sustentações orais sobre o caso. A avaliação nessa etapa ficou por conta de uma banca formada por consagrados juristas atuantes da área Criminal.

Equipes e competidores foram avaliados imparcialmente pelos julgadores, sob critérios como: conhecimento da lei e dos fatos pertinentes ao caso; referências à legislação; postura e apresentação; organização e controle do tempo; raciocínio jurídico; e domínio da norma culta.

A equipe que representou a Newton Paiva foi composta por 10 graduandos do curso de Direito do 7º ao 9º período, sob orientação do professor Ronaldo Braga. "Estamos muito orgulhosos desse resultado, que ilustra nosso compromisso institucional com a qualidade do aprendizado e excelência da preparação de nossos alunos para o mercado de trabalho", comemora Ronaldo.

Participaram do evento os seguintes estudantes: Rayenne dos Santos Lima Cruz, Raíssa Rabelo Soares de Lima, Franciele Mendes da Cruz, Waldívia Adriely Felipe dos Reis, Sarah Batista de Sousa Caixeta, Lívia Matsiendra Cardoso Dias Ribeiro, João Pedro Almeida Martins, Bárbara Barbosa dos Santos Pereira, Alexsander de Souza Lima Aleixo e Leidiane Alves dos Santos.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE - Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico, NPCont - Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus - primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Comentários