Arduino Day: Newton Paiva e Facens promovem exploração virtual de labirinto 3D

 



Arduino Day: Newton Paiva e Facens promovem exploração virtual de labirinto 3D

Uma das principais atrações do Espaço Teen Newton será disponibilizada virtualmente para os usuários no próximo sábado, dia 27/03

Os Centros Universitários Newton Paiva e Facens realizam em conjunto no próximo sábado, dia 27/03, das 10h às 18h, o Arduino Day - Superpowers. Trata-se de uma exploração virtual do labirinto 3D desenvolvido no Fab Lab Newton Paiva. O evento faz parte do Arduino Day, ocasião em que várias comunidades makers ao redor do mundo se reúnem para apresentar projetos viabilizados pelo chamado Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica.

No labirinto 3D, o desafio do usuário é conduzir uma pequena esfera pelos corredores em busca da saída. Ele é composto por chapas de madeira do tipo MDF, e conta com dois servo-motores que permitem sua movimentação em todas as direções. Quando conectado a essa estrutura, o Arduino permite controlá-la de forma remota.

O estudante de engenharia de automação na Newton Paiva, Gabriel Tose, é um dos idealizadores do projeto. Ele explica que o labirinto é uma das atrações mais procuradas no Espaço Teen Newton, extensão do Fab Lab Newton voltado para a realização de atividades ligadas à robótica, games e outras inovações tecnológicas.

"Nosso objetivo com o evento é reproduzir no ambiente virtual a experiência que os usuários têm no espaço físico. Além de apresentar ao público geral uma das inúmeras funcionalidades do Arduino, é uma atividade recreativa diferente e segura para esses tempos de pandemia", avalia o estudante.

No dia do evento, os usuários poderão assumir o controle do labirinto em qualquer computador ou dispositivo móvel por meio de um aplicativo chamado Blynk. A distribuição do sinal e controle do fluxo de participantes na plataforma será feito pelos profissionais da Facens, em Sorocaba.

Arduino no ambiente acadêmico

O Arduino é um dispositivo importante no aprendizado de robótica e automação, sendo utilizado em diversos projetos, desde protótipos a propostas mais avançadas. Por ter vários exemplos prontos na internet, ele é uma ótima porta de entrada para alunos interessados em desenvolver ideias que envolvam eletrônica e robótica. Além de a programação da placa ser extremamente simples, ele se destaca de outros microcontroladores por ser prático e de baixo custo.

De acordo com Gustavo Abreu, coordenador do Fab Lab Facens, a placa é uma peça-chave no Fab Lab, já que a maioria dos projetos eletrônicos realizados no laboratório contam com um dispositivo. Ele é considerado uma ótima ferramenta de prototipagem, já que é bastante confiável e de simples utilização, exigindo apenas uma fonte ou bateria para funcionar. Os Arduinos são utilizados nas próprias máquinas dos Fab Labs, como algumas impressoras 3D e fresadoras CNC.

"Mesmo quando projetos mais complexos precisam ser desenvolvidos, o Arduino geralmente acaba sendo o primeiro passo. Justamente pela facilidade de testar várias funcionalidades antes de a equipe se comprometer com a produção de uma placa eletrônica dedicada. Isso dá uma agilidade imensa na prototipagem e validação do projeto", conclui Gustavo.

A atividade é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://arduinodaysuperpower.splashthat.com/

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE - Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico, NPCont - Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus - primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. As instalações da Facens, que estão em um espaço verde com mais de 100 mil m², contam com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação. O Centro Universitário possui inúmeras parcerias com empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino no Brasil e no exterior http://www.facens.br/




Comentários