Centro Universitário Facens promove workshop Digital Twin em parceria com Instituto Fraunhofer, da Alemanha

 



Centro Universitário Facens promove workshop Digital Twin em parceria com Instituto Fraunhofer, da Alemanha

Evento virtual, voltado para pesquisadores e especialistas da Indústria 4.0, tem como objetivo ensinar os conceitos de modelos virtuais de produção para análise de dados

Entre os dias 29 de março e 1 de abril, o Centro Universitário Facens , em parceria com o Instituto Fraunhofer (Alemanha), promove o Workshop Digital Twin. O evento virtual, com aproximadamente 10h de duração, acontece em inglês, entre 9h e 12h. Os palestrantes do Digital Twin são Thomas Vollmer e Angela Massonet, do Instituto Fraunhofer, reconhecido como um dos principais institutos de pesquisa da Europa. O objetivo do seminário é ensinar os conceitos e desenvolvimento de modelos virtuais de projetos e produção, visando melhor análise e projeção de dados, para viabilizar decisões assertivas.

A parceria com o Instituto Fraunhofer e a Facens é de longa data, por meio do estágio de alunos do Centro Universitário no Instituto, além do desenvolvimento de projetos, laboratórios, workshops e eventos que agregam os melhores conceitos europeus em eventos exclusivos.

O termo Indústria 4.0 tem sido amplamente utilizado nas comunidades industriais e científicas. A digitalização de processos e seu gerenciamento estão entre os principais pilares deste setor. Contudo, recuperar e armazenar dados é apenas uma pequena parte de todo processo. A partir disso, surgiu o Digital Twin. O Gêmeo Digital é uma versão virtual de um objeto físico ou de um processo organizacional. Ele inclui um modelo, os dados relacionados a ele e a possibilidade de realizar um monitoramento.

Neste modelo virtual, várias tecnologias participam e desempenham papéis essenciais para o sucesso das análises. Estes dados e análise podem ir além das fronteiras de uma empresa e se conectarem com toda a cadeia de produção, em diferentes locais do mundo. Os modelos digitais oferecem a possibilidade de obter conclusões assertivas, permitindo uma tomada de decisão mais efetiva. Eles fazem uma combinação de dados da empresa, simulações e análises, que permitem obter informações relevantes sobre situações presentes e futuras.

O Wokshop Digital Twin é voltado para profissionais de P&D, produção engenharia, gestão da inovação, negócios e diretores. As vagas são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@facens.br. O investimento é de R﹩ 550,00 e com viabilização de desconto para grupos, alunos e ex-alunos Facens e empresas conveniadas.

Programação:

Dia 29.03

• Boas-vindas, introdução e expectativas

• Introdução ao Digital Twin em Produção

• Gêmeo digital no ciclo de vida da produção - Tipos e metas



Dia 30.03

• Requisitos de dados e software para um gêmeo digital em produção

• Requisitos de hardware e infraestrutura para um gêmeo digital em produção

• Desafios da implementação de um gêmeo digital na produção

• História de sucesso - Digital Twin otimização e qualidade do processo

• Diretriz: passo a passo para um gêmeo digital na produção - introdução

• Conclusões



Dia 31.03

• Diretriz Digital Twin - Dinâmica 1: Metas e Escopo

• Diretriz Digital Twin - Dinâmica 2: Arquitetura de Dados e Software

• História de sucesso - Além das fronteiras da empresa



Dia 01.04

• Diretriz Digital Twin - Dinâmica 3: Arquitetura de Hardware e Infraestrutura

• Apresentação de Twins Digitais Desenvolvidos

• Perspectiva - Casos de uso futuro e potencial de gêmeo digital em produção

• Conclusão e feedback

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), quatro de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente. http://www.facens.br/

Comentários