Dicas de leitura: Dia Nacional da Imigração Judaica

 

Em memória ao Dia Nacional da Imigração Judaica, celebrada no próximo dia 18 de março, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos que refletem sobre a origem do judaísmo e sua importância para os estudos cristãos. O movimento da imigração judaica surgiu começou no início do século XIX até a primeira metade do século XX, especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. A data também visa comemorar toda a contribuição do povo judeu na formação da cultura brasileira. Confira as principais obras sobre o tema.

Estamos à disposição.


Equipe Imprensa.


Dicas _____________________________________________________________

A Angústia de Abraão - As Origens Cultural do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo
A obra A Angústia de Abraão - As Origens Cultural do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, escrito por Emilio González Ferrín, traz um estudo antropológico sobre a origem do islã, a partir da convicção da compreensão do amplo desenvolvimento dos sistemas abraâmicos. Com base a figura de Abraão, personagem fundacional de ao menos três sistemas religiosos, o livro estuda seu papel para essas religiões, entre elas, o judaísmo. O autor enfatiza que o judaísmo, cristianismo e islã, apesar de serem três sistemas individualizados em torno de ortodoxias distintas, não podem ser estudados separadamente.

Liturgia judaica - Fontes, estrutura, orações e festas
Este livro tem por finalidade apresentar a liturgia judaica no seu vigor original, para que cada um, judeu ou cristão, possa compreender o quanto Jesus e a comunidade primitiva são dependentes dela. A presente obra, escrita pelo teólogo Carmine Di Sante, parte da ideia de que o Novo Testamento apresenta muitos testemunhos da liturgia judaica. Porém, são testemunhos mais indicativos que descritivos, ou seja, neles é dito que no tempo de Jesus havia certas formas de culto, mas não em que elas consistiam nem como se desenrolavam. Na obra, autor reconstrói o significado e o dinamismo da oração israelita, reencontrando as origens da liturgia cristã na liturgia.

A origem de Javé - O Deus de Israel e seu nome
Escrito por Thomas Römer e publicado pela PAULUS Editora, o livro " A origem de Javé - O Deus de Israel e seu nome", cuja a origem do tema surge da versão original francesa "L’invention de Dieu", apresenta de forma didática e de fácil compreensão, o panorama histórico da investigação acerca das possíveis origens de Javé. Ou seja, como a imagem de Javé-Deus foi sendo entendida e construída gradativamente na história dos povos da Bíblia, desde a Era do Bronze até o período helenista. De acordo com a obra, o conteúdo é fruto de uma pesquisa literária moderna, das recentes descobertas arqueológicas e, da pesquisa pessoal do autor sobre o culto a Javé, desde a ótica bíblica e arqueológica.



Érika Augusto
assessor.imprensa@paulus.com.br
(11) 5087-3634 (11) 98751-3050

Cleane Santos
imprensa@paulus.com.br
(11) 5087-3733 (11) 98751-3050
Acesse o nosso site:
www.paulus.com.br

Comentários