Governo federal lançará portal com informações sobre os padrões de segurança da água mineral

 

Plataforma on-line foi desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), com dados voltados à indústria e ao cidadão e será lançada no Dia Mundial da Água


Antes de ser engarrafada e vendida no mercado, a água mineral precisa ser analisada, classificada e se adequar a uma extensa legislação. Tudo para garantir a qualidade desse líquido precioso à vida.Para que todos conheçam mais sobre esses cuidados, na segunda-feira, Dia Mundial da Água, estará sendo lançado o Portal da Água Mineral.

A iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) visa reunir informações e divulgar ao cidadão como as águas minerais são classificadas, o passo-a-passo para se tornar um produtor de água mineral, entre outros tópicos relacionados, como os padrões de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as águas minerais engarrafadas e comercializadas no Brasil.

Leia o release que preparamos para vocês, acompanhe nosso lançamento e saiba mais sobre a garrafa mineral de cada dia.Quer receber mais informações? Basta entrar em contato conosco!


Na próxima segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançará o Portal da Água Mineral. Desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o website reúne informações sobre a qualidade da água mineral consumida no país. Os dados são de interesse da indústria da água mineral e do cidadão, ao informar em linguagem simples, por exemplo, como as águas minerais são classificadas e o passo-a-passo para se tornar um produtor de água mineral.

O evento de lançamento é aberto ao público e será transmitido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no dia 22/03, às 17h. Todos os interessados poderão acompanhar a programação, que terá início com a mensagem do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O lançamento contará com a participação do secretário de Geologia e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal; o diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago; o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Bicca; o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Água Mineral (ABINAM), e o diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB-CPRM, Paulo Romano.

A página na internet é interativa e disponibiliza links com conteúdos adicionais, apresentando desde o ciclo da água em formato de animação até informações sobre qualidade e segurança das águas minerais. No portal, o usuário poderá pesquisar sobre os padrões de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as águas minerais engarrafadas e comercializadas no Brasil e descobrir curiosidades sobre águas radioativas e termais, águas oligominerais e ainda o que são águas com elementos dignos de nota.

O site ajuda a esclarecer dúvidas tais como a diferença entre água mineral e água potável de mesa, e como a água mineral é filtrada nas rochas e enriquecida em sais minerais. A página também tem informações sobre geologia e meio ambiente, onde explica o ciclo hidrológico e a importância da água subterrânea no planeta.

De acordo com o Código de Águas Minerais, o papel do SGB-CPRM é tanto identificar, através de análises in loco e laboratoriais, os componentes químicos que fazem parte do resíduo solúvel quanto determinar as propriedades físicas e físico-químicas inerentes às fontes. Estas análises de cunho classificatório são requeridas pela ANM e realizadas pelos Laboratórios de Análises Minerais (Rede LAMIN) do Serviço Geológico do Brasil.

Serviço
Data: segunda-feira, 22 de março de 2021
Horário: 17h
Local: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Endereço: conferenciaweb.rnp.br/webconf/live-cprm
Janis Morais
Bettina Gehm
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
janis.morais@cprm.gov.br
51 991440416

Comentários