Museu do Ipiranga e Wikipédia lançam concurso de edição de verbetes com premiações

 


Museu do Ipiranga e Wikipédia lançam concurso de edição de verbetes com premiações

Entre 15 de março e 15 de maio, os editores que mais contribuírem com verbetes sobre a temática do ano concorrerão a prêmios de até R﹩2500,00 em vale-compras; a parceria prevê, ainda, maratonas de edição e treinamentos técnicos sobre a plataforma


Firmada há quatro anos, a parceria entre o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) segue promovendo eventos digitais que contribuem para a difusão do acervo e da pesquisa da instituição. Neste ano, o tema Casa Brasileira será explorado em diversas frentes, como o Wikiconcurso e as maratonas de edição de verbetes. As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres.

Entre os dias 15 de março e 15 de maio, os editores que mais contribuírem com a Wikipédia em português na temática da Casa Brasileira concorrerão a prêmios de até R﹩2500,00 em vale-compras da Submarino. Haverá uma pontuação especial para os que utilizarem imagens do acervo do museu disponíveis no Wikimedia Commons para ilustrar verbetes na Wikipédia. A proposta é que os editores melhorem a qualidade da informação disponível na internet a partir da Wikipédia sobre os aspectos da cultura material da casa brasileira, além de seus intérpretes. Em 2020, o Wikiconcurso e as maratonas de edição geraram a melhoria de mais de 2500 verbetes, que desde então foram visualizados mais de 2,6 milhões de vezes.

No dia 15/03, às 14h, o Wiki Movimento Brasil fará uma live de abertura do Wikiconcurso via YouTube Facebook Twitter , a fim de contextualizar o tema do concurso, explicar suas regras e oferecer um tutorial de edição para novos editores. Para saber mais, clique aqui .

Além do concurso, estão previstas cinco "editatonas" (maratonas de edição temáticas), eventos mensais abertos nos quais os interessados podem conhecer mais sobre o acervo do Museu do Ipiranga disponível sob licenças livres nas plataformas Wikimedia, e aprender a editar a Wikipédia em português em temas vinculados ao museu. Os eventos são constituídos de um webinar seguido de uma atividade prática que dialogam com a temática do Wikiconcurso.

Os webinários acontecem às sextas-feiras, às 14h, via YouTube, Facebook e Twitter, sempre com a presença de um especialista do museu para falar sobre o acervo e a pesquisa da instituição ligada ao tema do evento. As lives oferecem também um tutorial de como editar a Wikipédia, para que novos usuários possam contribuir facilmente com a plataforma. A atividade prática de edição de verbetes na Wikipédia, com acompanhamento da equipe do Wiki Movimento Brasil, acontece via Google Meet, a partir das 15h. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Abaixo, a programação dos eventos e links de inscrição:

A parceria oferece também treinamentos técnicos em Wikidata, o banco de dados web semântico das plataformas Wikimedia, no contexto do desenvolvimento de tecnologias livres para o Museu do Ipiranga. Chamados de Wikidata Labs , os eventos ocorrem também via YouTube e redes sociais, sempre a partir das 14h, com um webinar com especialistas, seguido de atividade prática. Para se inscrever, confira os links abaixo:

29/04 - Wikidata Lab : processo de construção de aplicativos de metadados
27/05 - Wikidata Lab : data roundtripping, com Susanna Ånäs (Wikimedia Finland) e Richard Knipel (Metropoliam Museum of Art)
24/06 - Wikidata Labs : data roundtripping, com Tainacan

Haverá também o carregamento de imagens no Wikimedia Commons, a biblioteca multimídia livre, e metadados no Wikidata, a base de dados semântica. Até o momento, a parceria já disponibilizou ao público mais de 26 mil arquivos de imagens do acervo do Museu do Ipiranga sob licenças livres nas plataformas, facilmente acessíveis pelo público. A expectativa é que sejam disponibilizadas mais de 1500 novas imagens e 4 mil metadados nas plataformas, incluindo itens de mobiliário, louça e bibelôs.

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki - sigla para Galleries Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso global, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo. Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Conheça o GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia aqui .

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia. A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022.

Museu do Ipiranga - USP
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura e com recursos privados. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Patrocinadores e parceiros: Atlas Schindler, Banco Safra, BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Fundação Banco do Brasil, Honda, Itaú, Pinheiro Neto Advogados, Postos Ipiranga, Sabesp, Vale.

Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga
Conteúdo Comunicação
Isadora Bertolini | isadora.bertolini@conteudonet.com | 11 99107-5651
Roberta Montanari | roberta.montanari@conteudonet.com | 11 99967-3292





Comentários