Óleo de gergelim, pode prevenir a doença de Parkinson ao aumentar a produção de dopamina

 

A sesamina, encontrada no óleo de gergelim, pode prevenir a doença de Parkinson ao aumentar a produção de dopamina
Rubens de Fraga Júnior

Pesquisadores relatam que a sesamina, que se encontra naturalmente nas sementes de gergelim, protege contra a doença de Parkinson, evitando danos neuronais que diminuem a produção de dopamina. Experimentos in vitro mostram que a substância atua com o estresse oxidativo das células, regulando a produção de espécies reativas de oxigênio. Experimentos in vivo revelam que a ingestão dietética de sesamina aumenta a produção de dopamina e apresenta propriedades antioxidantes melhorando significativamente a função motora em camundongos.

Os experimentos in vivo trouxeram à equipe do professor Kojima-Yuasa, da Universidade de Osaka, Japão, resultados promissores. O comprometimento do movimento devido à doença de Parkinson é o resultado de neurônios danificados que produzem menos dopamina do que o necessário. A equipe mostrou que os ratos com modelos da doença de Parkinson mostram essa falta de produção de dopamina. No entanto, após alimentar os ratos com uma dieta contendo sesamina por 36 dias, a equipe de pesquisa observou um aumento nos níveis de dopamina. Paralelamente, um teste de desempenho revelou um aumento significativo no performance motora.

Com o primeiro medicamento para a doença de Parkinson sendo potencialmente o ingrediente alimentar natural sesamina, resíduo natural da indústria de sementes de gergelim, a Professora Associada Kojima-Yuasa e sua equipe estão prontas para levar seu trabalho para a fase de ensaio clínico e conectar o consumo / cadeia de produção de uma forma que, como ela coloca, "previna doenças com alimentos naturais para promover a saúde da sociedade."

Fonte: Haruka Kaji et al, Sesaminol prevents Parkinson's disease by activating the Nrf2-ARE signaling pathway, Heliyon (2020). DOI: 10.1016/j.heliyon.2020.e05342

Rubens De Fraga Júnior é professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia.

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie
É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.
Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri - SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
O Mackenzie tem missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
(11) 2766-7280
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912
Siga-nos no Instagram: instagram.com/imprensamackenzie

Comentários