Ser Educacional encerra 4º trimestre com lucro líquido de R﹩ 121,53 milhões e crescimento do ensino digital

 




Ser Educacional encerra 4º trimestre com lucro líquido de R﹩ 121,53 milhões e crescimento do ensino digital

Base de alunos matriculados em cursos digitais passou a representar 28% da base total entre 4T20 x 4T19, crescendo 11 pontos percentuais

Recife, 26 de março de 2021 -- A Ser Educacional (B3 SEER3), um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte, a Ser Educacional S.A. (B3 SEER3) encerrou o quarto trimestre de 2020 (4T20) com lucro líquido de R﹩ 121,53 milhões, revertendo o prejuízo de R﹩ 2,563 milhões no 4T19. No acumulado do ano, o lucro foi de R﹩ 165,034 milhões, aumento de 21% frente aos números de 2019.

A base total de alunos alcançou 191,2 mil alunos. Um dos destaques no 4T20 foi evolução de 11 pontos percentuais dos alunos de ensino digital (graduação e pós-graduação) na base total de alunos, ante os dados do 4T19. Em 12 meses, o Grupo Ser Educacional ampliou a base no ensino digital de cerca de 32 mil alunos (17% de participação na base total) para aproximadamente 54 mil alunos (28% de participação).

Em uma comparação semestral, do 2º semestre de 2020 com o mesmo período em 2019, a alta na base de alunos foi de 3,5%, principalmente em função do crescimento orgânico da base de alunos do ensino digital e das aquisições de dois ativos: UNIFACIMED (Cacoal, RO) e UNIJUAZEIRO (Juazeiro do Norte, CE). No 2S20, a captação de alunos de graduação e pós-graduação presencial e digital totalizou 52,6 mil alunos, crescimento de 32,7% na comparação com o 2S19, com destaque para o crescimento de 89,9% no segmento de ensino digital.

"Com a pandemia, a companhia decidiu acelerar uma série de iniciativas. A partir de novembro de 2020, todas as marcas do Grupo Ser Educacional passaram a ofertar os cursos digitais, criando uma linha de geração de receitas com um modelo de negócios asset light, que conta com elevada geração de caixa operacional e conversão de EBITDA ajustado em caixa", explica o CEO do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz.

O EBITDA ajustado alcançou R﹩ 75,6 milhões, 6,6% inferior em relação ao 4T19, quando atingiu R﹩ 81,0 milhões. A margem EBITDA ajustada reduziu 0,2 pontos percentuais, atingindo 23,0%, praticamente em linha quando comparada ao 4T19, quando atingiu 23,1%, também em decorrência da pandemia. Já o EBITDA ajustado de ensino digital atingiu R﹩ 15,2 milhões e margem EBITDA ajustada de 42,9%, no 4T20, crescimento de 4,6 pontos percentuais em comparação ao 4T19, quando atingiu R﹩ 8,3 milhões e margem EBITDA ajustada de 38,3%.

De acordo com Jânyo Diniz, os cursos digitais significam a entrada da companhia no conceito de lifelong learning (educação para a vida toda), que representa uma mudança no padrão de comportamento dos estudantes que gradativamente tendem a buscar conhecimentos durante toda a carreira. "A nova linha atende às principais tendências do mercado de educação, como regime acelerado de aprendizado focado no conteúdo de maior interesse dos alunos e que excluem a necessidade de períodos de férias ou de rematrículas", completa o CEO do Grupo Ser Educacional.

Outros resultados

No 4T20, o lucro líquido ajustado de custos e despesas não recorrentes e do rescisório da cláusula de Go Shop (relativo ao acordo firmado com a Laureate Educational Inc em setembro de 2020 para uma possível combinação de negócios de suas operações do Brasil com as do Grupo Ser Educacional que acabou não se concretizando) foi de R﹩ 32,5 milhões no trimestre, redução de 6,7% na comparação entre os dois períodos.

No trimestre, a receita líquida apresentou redução de 6 % no 4T20 e totalizou R﹩ 329,5 milhões, impactada pelos efeitos da pandemia que geraram aumento das taxas de evasão durante o ano.

"Os resultados financeiros do período sofreram com os impactos da pandemia, refletindo os efeitos dos elevados índices de desemprego e baixo crescimento econômico. Mesmo assim, a companhia mantém sólidos índices de rentabilidade e permaneceu nesse período com uma estrutura de capital desalavancada. O caixa líquido permaneceu praticamente estável entre 2020 e 2019 em R﹩ 28 milhões, mesmo após a consolidação de R﹩ 174 milhões em aquisições do ano e distribuindo dividendos aos seus acionistas. A Ser Educacional está preparada para realizar novos investimentos em 2021", comenta o Diretor de Relações com Investidores do Grupo, Rodrigo Alves.

No 4T20, o Grupo Ser Educacional anunciou acordos para outras aquisições: UNESC (Vilhena, Ji Paraná, Cacoal e Porto Velho, RO) e UNIFASB (Barreiras, BA). Fez ainda sua primeira aquisição no segmento das edtechs, a Beduka (www.beduka.com.br).

Como resultado dos pontos abordados acima, a base de alunos de graduação presencial totalizou 131,6 mil alunos, representando uma redução de 9,5% em relação à base reportada de 145,5 mil alunos no 2S19. Na análise, excetuando as aquisições da UNIFACIMED e da UNIJUAZEIRO, a variação da base de alunos de graduação presencial 2S20 x 2S19, apresentou uma queda de 12,5%.

Já a base de alunos de ensino digital (que representa a soma da base de alunos de graduação e pós-graduação digital) apresentou um crescimento de 71,0%, passando de 31,5 mil alunos no 2S19 para 53,8 mil alunos no 2S20. Excluindo-se os alunos da UNIFACIMED e da UNIJUAZEIRO, o crescimento da base de alunos do ensino digital foi 70,4%.

SOBRE O GRUPO SER EDUCACIONAL

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional (B3 SEER3) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em uma base consolidada de aproximadamente 190 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas UNINASSAU, UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, UNINABUCO, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, UNIVERITAS/UNG, UNAMA - Universidade da Amazônia e Faculdade da Amazônia e UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, Faculdades UNIVERITAS, UNINORTE - Centro Universitário do Norte, UNIJUAZEIRO - Centro Universitário de Juazeiro do Norte e UNIFACIMED - Centro Universitário de Biomédicas de Cacoal, por meio das quais oferece mais de 1.900 cursos.

Contato Imprensa

Loures Consultoria

Ludmilla Gutierrez | ludmilla.gutierrez@loures.com.br

Ser Educacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Texaco

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Verticalização da Cidade de São Paulo

Pix Internacional