Cientista de dados: profissão em destaque no Brasil e no mundo

 Cientista de dados: profissão em destaque no Brasil e no mundo


Existe um consenso quase que global na afirmação de que, no universo das carreiras e profissões tidas como promissoras nos próximos anos, uma de enorme destaque está diretamente relacionada à Ciência de Dados (Data Science). Não é difícil entender o motivo desse ser um dos mais atrativos trabalhos do século 21, uma vez que, seja pessoa física, no acesso às redes sociais, seja pessoa jurídica, de qualquer porte, tudo o que se faz existe, nos bastidores, um complexo e importante trabalho de gestão de dados. De acordo com dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de, aproximadamente, 420 mil novas vagas de emprego na área de Big Data.

Num mundo onde a tecnologia avança de maneira veloz, acompanhada da incrível evolução da inteligência artificial, é certo que os dados estão em todos os lugares, sendo coletados e armazenados ininterruptamente, presentes no comércio eletrônico, nas transações financeiras e bancárias, na construção de mailings e até mesmo nas diversas redes sociais, permitindo inúmeras conexões.

Agora, por mais que toda essa tecnologia avance, a figura humana permanece necessária, de modo que possa gerenciar, manipular, extrair e interpretar o conhecimento gerado por essa enorme quantidade de dados. Funções de quem abraça a ciência de dados como profissão.

Aqui no Brasil, o Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Pece-Poli / USP) oferece especialização nesse segmento. O MBA Data Science and Analytics oportuniza ao aluno o domínio de conhecimento acerca da pesquisa e desenvolvimento em ciência de dados. O curso passa por diversas áreas, como reconhecimento de padrões; segurança de dados e cibernética; métodos ágeis; inteligência artificial; tecnologias da informação; e reconhecimento de padrões. O conteúdo prepara o profissional para atuar em diversas áreas, com na Segurança Pública; Data & Cyber Security; Análise de Negócios; Cuidados com Saúde em exames, diagnósticos, imagens e laudos; além de Engenharias em geral.

O conhecimento técnico permitirá aos cientistas de dados trazerem estrutura a todas as informações coletadas, encontrando padrões convincentes que se revertem em aconselhamentos mais assertivos quanto às implicações para produtos, processos e decisões. Assim, podem atuar diretamente na estratégia e na competitividade de entidades, organizações, instituições e empresas.

Comentários