Em comemoração aos 100 anos no Brasil, Nestlé lança gincana para transformar as escolas públicas em ambientes mais saudáveis

 




Em comemoração aos 100 anos no Brasil, Nestlé lança gincana para transformar as escolas públicas em ambientes mais saudáveis

Companhia transformou a quarta edição do Prêmio Nestlé por Crianças mais Saudáveis em uma plataforma de engajamento, com propostas de atividades em formato gincana, que podem ser integradas ao plano de aulas e realizadas à distância

São Paulo, abril de 2021 - A Nestlé lançou a quarta edição do seu Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, iniciativa que contempla a seleção de 10 escolas públicas do país para receberem apoio pedagógico e financeiro de R﹩ 35 mil cada um, a serem investidos em iniciativas para promover hábitos mais saudáveis para as crianças. Ao longo dos três anos em que foi realizado, o prêmio já transformou a vida de mais de 12.500 crianças de 30 escolas de todas as regiões do Brasil. Diante do atual cenário, com muitas escolas fechadas pela pandemia, a companhia transformou a iniciativa em uma grande plataforma online de apoio para os educadores. Neste ano, a participação se dará em um formato de gincana, com missões propostas para que cada professor possa realizar junto com os alunos, mesmo no cenário de aulas à distância, abordando temas que fazem uma relação entre hábitos mais saudáveis, alimentação e conteúdos pedagógicos.

As missões e o material pedagógico trazem atividades lúdicas para desenvolver habilidades referentes às áreas de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foram cocriados com o Instituto Crescer, especializado no desenvolvimento de projetos educacionais. O objetivo é apoiar os professores com conteúdos que podem inclusive ser adaptados e inseridos no plano de aulas, para ajudar na promoção do engajamento dos alunos. O formato é uma resposta ao atual cenário, já que, segundo dados de uma pesquisa do C.Lab (laboratório interno de pesquisas da Nestlé) com pais brasileiros, realizada em setembro de 2020, 55% dos participantes acreditam que a pandemia limitou as experiências dos filhos e 64% declaram que essa limitação do aprendizado escolar é o que mais preocupa. Além disso, para 74% o aprendizado escolar foi a maior vivência perdida e 51% dos filhos não se adaptaram ao ensino online.

Além disso, a iniciativa ajuda a promover conscientização e a adoção de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas, pilares essenciais para ajudar na promoção da saúde, permitindo ainda a participação direta de um público ampliado de estudantes. "O prêmio segue com sua missão de ajudar educadores das escolas da rede pública brasileira a se tornarem agentes transformadores em cada instituição em que atuam. Com esse novo formato, queremos promover engajamento e impacto direto para um número muito maior de crianças, conversando diretamente com elas por meio de atividades divertidas e, ao mesmo tempo, educativas. A nossa expectativa é de impactar e levar hábitos mais saudáveis para cerca de 30 mil alunos neste formato", comenta Juliana Oliveira, responsável pelo Prêmio Nestlé por Crianças mais Saudáveis.

"Para nós é uma satisfação contribuir com estratégias de ensino que colocam os estudantes no centro do processo e como protagonistas na solução de problemas do mundo real. Essa divisão de responsabilidades é fundamental para motivar os estudantes e para que, juntos, possam desenhar novos processos, novas metodologias, novos caminhos para aprender de forma divertida, interativa e colaborativa", afirma a Dra. Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer.

Dinâmica

As inscrições e missões podem ser realizadas pelas escolas públicas de todo o país até 4 de julho, por meio da plataforma http://www.escolasmaissaudaveis.com.br. As missões são relacionadas aos cinco comportamentos saudáveis promovidos pela iniciativa Nestlé por Crianças mais Saudáveis: Alimentação Nutritiva e Variada; Brinque Ativamente; Beba Mais Água; Curta as Refeições Juntos e Porcione para Comer Melhor.

Cada escola pode realizar com os alunos quantas missões quiser e quanto mais missões, mais pontos a instituição ganha na gincana. Para comprovar as missões, os educadores devem enviar evidência da realização das ações propostas, por meio de fotos, vídeos, conteúdos escritos, entre outros. Ao final, a escola tem que submeter a sua proposta de um projeto pedagógico, respondendo algumas perguntas sobre "O que você faria na sua escola se ganhasse o prêmio?". As 10 escolas com maior pontuação e melhores projetos serão contempladas com R﹩ 35 mil reais cada, em benfeitorias a serem realizadas na instituição, mentorias pedagógicas por cinco meses, além do acompanhamento da implementação do projeto.

Nestlé por Crianças Mais Saudáveis

Em 2018, a Nestlé lançou sua iniciativa global Nestlé for Healthier Kids ( Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, no Brasil ), com o objetivo de ajudar 50 milhões de crianças a terem uma vida mais saudável até 2030. No Brasil, a iniciativa já impactou mais de 3 milhões de crianças diretamente e cerca de 11 milhões indiretamente.

Sobre a Fundação Nestlé Brasil

A Fundação Nestlé Brasil foi criada em 1987, com o intuito de aumentar ainda mais o impacto social da companhia, conectando-o cada vez mais ao propósito da Nestlé de "melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável". Atualmente a Fundação Nestlé Brasil apoia e promove projetos que visam incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Essas iniciativas são financiadas através de doações dos próprios colaboradores, e a cada 1 real doado por eles, a Nestlé doa o valor duplicado. Entre os programas vigentes estão o Voluntariar Faz Bem , Mentoria Social e o Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis .

Sobre a Nestlé

A Nestlé completa 100 anos no Brasil em janeiro de 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Informações para Imprensa - FSB Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema de Augusto dos Anjos - O Morcego - Enem (2009)

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Banda Sinfônica do Guri de Bauru abre a temporada 2023 com dois concertos em junho, nas cidades de Bauru e Ourinhos

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show

Amazon apresenta novo posicionamento de Amazon Prime e amplia sua conexão com o Brasil

Resultado do PIB reforça urgência de política industrial, afirma Rafael Cervone

Food Service cresce 21,2% no primeiro trimestre de 2023 com o ‘combo’ de vendas no salão e delivery

Com política nacional pesqueira frágil, Brasil é terra próspera para a pesca ilegal