Pesquise

Translate

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Foro Inteligência promove debate sobre a diplomacia da vacina

 





Foro Inteligência promove debate sobre a diplomacia da vacina



O diplomata Rubens Ricupero abordará quais os caminhos possíveis para aumentar o acesso a vacinas e garantir a sua entrega em menor prazo


O Foro Inteligência promove no dia 14 de abril, às 19h, o webinar "Diplomacia da Vacina". O ex-ministro da Fazenda, diplomata e escritor Rubens Ricupero será o palestrante convidado para abordar o temaO encontro pretende buscar brechas para que o Brasil possa ter mais acesso a vacinas e garantia de entrega desses insumos o mais rápido possível.

A corrida pela vacina e a estratégia de imunização de rebanho é o maior desafio do momento atual da pandemia. Até que a imunidade adequada seja alcançada, o vírus da Covid-19 continuará se fortalecendo e se multiplicando, contaminando quem ainda não foi vacinado e até quem já recebeu duas doses.

Segundo projeções da Fiocruz, a população brasileira levaria mais de dois anos para estar totalmente imunizada, considerando o ritmo atual de vacinação. Enquanto isso, ao contrário de outros países, o Brasil continua apresentando números assustadores de mortes por Covid-19.

Após uma série de ataques do governo brasileiro a países e instituições, além do descrédito à eficácia de vacinas e de seus agentes produtores, o Brasil ocupa o último lugar na fila da vacinação. Para reverter esta situação, a diplomacia brasileira é a opção mais indicada, já que a defesa da vida da população brasileira é uma questão de Estado.

Entre os assuntos que serão tratados no webinar está o acirramento da concorrência pelo suprimento de vacina só será aliviado quando os países-sede de laboratórios, capacidade instalada de fabricação e contratos de fornecimento, negociados e firmados, forem cumpridos. Como a postura brasileira desarmou toda a constelação de representações do Brasil no exterior? De que forma a diplomacia e o governo brasileiros inibiram experientes membros do Ministério das Relações Exteriores a agir? Essas serão outras questões a serem respondidas.

A diplomacia da vacina mostra-se atualmente como a única via para agilizar, abreviar e minimizar a tragédia que o Brasil terá que enfrentar. Toda a experiência, credibilidade e rede da diplomacia, bem como de brasileiros com trânsito internacional, serão necessárias nessa guerra contra o avanço da doença.

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.



Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.



Serviço



Foro Inteligência