O importante papel da contagem de carboidratos na alimentação das pessoas com diabetes

 Dia da Saúde e Nutrição: o importante papel da contagem de carboidratos na alimentação das pessoas com diabetes


A contagem de carboidratos indica a importância do controle e flexibilidade alimentar, iniciativa deve ser combinada com alimentação saudável e atividade física para manter o bom controle do diabetes

São Paulo, 31 de março de 2021 - No dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, conforme estabelecido no calendário oficial do Ministério da Saúde. A Contagem de Carboidratos é um dos pilares do tratamento do diabetes, fundamentada na proposta de uma alimentação saudável. É uma técnica criada com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aumentando a flexibilidade alimentar e promovendo uma estabilidade entre a quantidade de carboidratos, dose de insulina e a glicemia.

Números

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, mais de 16 milhões de brasileiros são portadores de diabetes, e no mundo, 425 milhões de pessoas sofrem da doença. A contagem de carboidratos é recomendada há mais de 20 anos, especialmente aos pacientes com diabetes do tipo 1 para ajustar a dose de insulina prandial (insulina de ação rápida), de acordo com a quantidade de carboidratos ingeridos em cada refeição.

Quantidade de Carboidratos nos alimentos

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e fornecer opções alimentares saudáveis, pacientes com diabetes devem saber a quantidade de carboidratos dos alimentos para poder determinar a dose de insulina que deve ser utilizada antes de cada refeição. ¨A quantidade de carboidratos contidas nos diferentes tipos de refeições pode ser encontrada em aplicativos, tabelas nutricionais ou nos rótulos dos alimentos industrializados. Devemos ter em mente também a importância da adoção de hábitos saudáveis de estilo de vida, como a prática regular de exercício", afirma a Dra. Mariana Pereira, endocrinologista da Roche Diabetes Care.

É primordial medir a glicemia antes de cada refeição e duas horas após as refeições para verificar o efeito dos alimentos sobre a glicêmica. "O especialista definirá a quantidade de calorias que devem ser ingeridas ao longo do dia para manter-se saudável. Além de estabelecer a porção de carboidrato a ser consumido nas refeições de acordo com a necessidade de cada indivíduo", ressalta a nutricionista Renata Rosseto.

O que comer

Para cozinhar mais e de maneira mais saudável em casa ou na hora de comer fora quem tem diabetes conta com algumas categorias de alimentos que são verdadeiras aliadas. A pessoa deve incluir na dieta fibras com a ingestão de cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e vegetais, e gorduras boas como azeite, frutas oleaginosas (castanha-do-pará, de caju, amêndoa etc.), peixes e carnes magras. Por outro lado, deve-se controlar bastante e, em alguns casos até evitar, o consumo de gordura saturada, alimentos ultra processados, açúcar, sal e frituras.Comer bem, com qualidade e equilíbrio é uma maneira de atuar na prevenção de doenças, pacientes com diabetes devem se alimentar de forma saudável, fazer atividade física e fazer um acompanhamento regular com especialista.

Sobre a Roche Diabetes Care

É líder global em gerenciamento de diabetes e há mais de 40 anos trabalha para oferecer inovação, tecnologia e serviços aos diabéticos, para que possam viver da forma mais ativa e menos restrita possível. Com mais de 5 mil funcionários e atuação em mais de 100 países, a Roche Diabetes Care trabalha para que os diabéticos, cuidadores e profissionais de saúde tenham informação e condição suficientes para gerenciar o tratamento da maneira correta. Sob a marca Accu-Chek® e colaboração de parceiros, a Roche Diabetes Care disponibiliza soluções integradas para o controle da doença, monitorar os níveis de glicose, administrar a insulina e rastrear dados relevantes para um gerenciamento bem-sucedido do diabetes. Ao estabelecer uma plataforma digital líder de mercado e conectar dispositivos e soluções digitais, a Roche Diabetes Care permite o atendimento personalizado e focado na doença para, assim, melhorar os resultados dos tratamentos.
Para mais informações, visite http://www.accu-chek.com.br

Atendimento à imprensa

In Press Porter Novelli
ativacao.saude@inpresspni.com.br

Comentários