Pesquisar

12 de mai. de 2021

Alunos do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo desenvolvem projeto de APP que visa prevenir e interromper a transmissão da Covid-19

 



Alunos do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo desenvolvem projeto de APP que visa prevenir e interromper a transmissão da Covid-19

Solução garantiu o 2º lugar em desafio estudantil global promovido pela Otis

Os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Paulo, da unidade Lapa Tito, na capital paulista, conquistaram o 2º lugar no programa Made to Move Communities , primeiro desafio estudantil promovido pela empresa Otis, que contou com a participação de estudantes de 14 escolas, de 9 países. A instituição foi a única da América do Sul presente no programa e competiu diretamente com escolas dos Estados Unidos.

Os estudantes desenvolveram o projeto de um aplicativo que visa solucionar os desafios de mobilidade nas comunidades mais atingidas pela pandemia da Covid-19. A ferramenta é capaz de monitorar e mostrar os horários com o menor fluxo de pessoas, em diferentes locais e estabelecimentos, com o objetivo de o usuário evitar aglomerações. Além disso, por meio de informações estatísticas, o APP indica se alguma pessoa contaminada com o novo Coronavírus esteve presente no mesmo local e horário que o usuário, servindo como um alerta e prevenção à propagação do vírus.

Otávio Lemes Rodrigues, um dos alunos do Senac que participou do desafio estudantil, relata como foi vivenciar essa experiência. "Para mim, essa conquista representa a realização de um sonho, que é contribuir para um mundo melhor, o Made to Move Communities foi uma grande oportunidade. O sentimento de saber que eu participei da construção de um projeto, que o intuito era ajudar a nossa sociedade e ele foi reconhecido mundialmente é muito gratificante. Isso me inspira a ser melhor e fazer acontecer, mesmo eu sendo apenas um simples adolescente", relata o estudante.

Desde a implementação do Ensino Médio Técnico em 2019, o Senac São Paulo prevê que o aluno seja o protagonista e centro do processo durante o ensino, possibilitando a vivência de situações conectadas com a realidade e desafios que levam a um maior envolvimento, estimulando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia seu desenvolvimento pessoal e profissional, alinhadas à metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes Matemática).

Dom Magri, coordenador do Ensino Médio Técnico do Senac Lapa Tito, explica como a metodologia STEAM é aplicada durante todo o processo de aprendizagem. "Sempre vamos convidar os alunos a produzirem projetos que integram esses conhecimentos, se for na área de Ciências da Natureza envolvendo os saberes da termodinâmica, por exemplo, o professor irá propor que o aluno desenvolva algum projeto que possa ser realizado no computador, crie um APP, construa algo que envolva arte, sempre integrando as outras áreas do conhecimento", destaca o coordenador.

Durante essa pandemia, diversos setores precisaram se adaptar e na educação não foi diferente. A tecnologia se tornou parte do dia a dia e tem sido uma grande aliada na rotina de trabalho. Como suporte à prática pedagógica presencial, o Senac São Paulo conta com o programa MS Teams, da Microsoft, e agora, durante o ensino remoto, essa ferramenta é utilizada para o compartilhamento de arquivos, entregas de tarefas e referências para pesquisas e o desenvolvimento de projetos.

"Nosso grande desafio nesse momento de ensino remoto é garantir que os alunos façam as atividades, mesmo que individualmente em casa, e posteriormente discutam em grupo, durante a aula on-line, o que aprenderam com a experiência vivenciada. Para nós, educadores, é importante manter o aluno como protagonista de sua própria trajetória escolar, mesmo em um período atípico como esse", reforça Dom Magri.

O Senac São Paulo tem por escolha metodológica o trabalho por projetos, sendo a estratégia utilizada ao longo dos diversos cursos. A instituição acompanha as principais tendências da educação para a formação integral de seus alunos e oferta o Ensino Médio Técnico em Administração, o Ensino Médio Técnico em Informática e o Ensino Médio Técnico em Multimídia. Mais informações: http://www.sp.senac.br/ensinomedio .

Informação para a imprensa:

In Press Porter Novelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA