Bahema Educação e Centro de Formação da Vila

 



ONDE TUDO COMEÇA?

Bahema Educação e Centro de Formação da Vila promovem série de encontros para debater aspectos e importância da educação na primeira infância

Programação reúne especialistas nacionais e internacionais de maio até setembro, em eventos virtuais, com valor simbólico de R$10,00;

Abertura será uma mesa redonda que debaterá o tema "Que infância você viveu para ser o adulto que é?" com o pediatra e escritor Daniel Becker e a psicanalista e pesquisadora na área da infância Ilana Katz.


São Paulo, Maio de 2021 - A Bahema Educação e o Centro de Formação de Educadores da Vila promovem de maio até setembro o evento Onde tudo começa?, série de webinários que irá jogar luz sobre vários aspectos da educação infantil e da importância da primeira infância para a formação do ser humano. É na primeira infância que aprendemos a caminhar, a falar e a nos relacionar com outras pessoas, aprendizados que serão a base do indivíduo para o restante da sua vida. Receber estímulos adequados nesta fase de desenvolvimento, que acionem todos os sentidos da criança, é de grande importância para a sua formação. Por isso, a família e a escola têm um papel fundamental nesta etapa.

Para discutir esses e outros aspectos da primeira infância, o evento Onde tudo começa? reunirá especialistas do Brasil e do exterior em 14 painéis, divididos em três eixos temáticos: Infância, Escola e em Casa. A abertura será no dia 22 de maio com uma mesa redonda que tentará responder à questão Que infância você viveu pra ser o adulto que é?, com o pediatra e escritor Daniel Becker e a psicanalista e pesquisadora na área da infância Ilana Katz.

Ainda no mês de maio, serão realizados os painéis A escuta como gesto de acolhimento, com Paulo Fochi, doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP), e Quando algo vai mal na infância - a medicalização das crianças, com Marilene Proença, psicóloga e professora titular da USP.

Até setembro, outros painéis abordarão como promover uma educação que valorize e respeite a diversidade humana e que considere as principais perspectivas para este século.

Painéis de Maio do evento "Onde tudo Começa?"

PERFIS DOS PALESTRANTES - DIA 22 DE MAIO DE 2021

Daniel Becker - pediatra, palestrante e escritor. Formado e com residência pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, foi o primeiro médico brasileiro a trabalhar com os Médicos sem Fronteiras (1988) e um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, o maior programa do SUS. Atuou por 20 anos em comunidades populares com o CEDAPS, ONG que fundou e dirigiu. É docente da UFRJ, colaborador do UNICEF e da OMS, consultor de fundações e empresas e referência da mídia em pautas sobre saúde e infância.

Ilana Katz - é psicanalista e pesquisadora na área da infância, doutora em psicologia e educação na Faculdade de Educação da USP e pós-doutorada em psicologia clínica no Instituto de Psicologia da USP.

Serviço

Onde tudo começa?

Quando: maio a setembro de 2021

Quanto: R$ 10,00 cada painel

PROGRAMAÇÃO - ONDE TUDO COMEÇA?

Maio a setembro de 2021 http://cfvila.com.br/onde-tudo-comeca

MAIO

22/05/2021 - das 09h00 às 12h00

Abertura e mesa-redonda: Que infância você viveu pra ser o adulto que é?

Com Daniel Becker e Ilana Katz (perfis acima)

24/05/2021 - das 19h00 às 20h30

A escuta como gesto de acolhimento

Com Paulo Fochi - Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar).

27/05/2021 - das 19h00 às 20h30

Quando algo vai mal na infância - a medicalização das crianças

Com Marilene Proença - Professora Titular da Universidade de São Paulo. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação da USP. Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

JUNHO

19/06/2021 - Das 09h30 às 11h00

Qual o lugar e o valor da escola na infância? A função da educação infantil

Com: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira - Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia da Educação pela PUCSP, Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. É Professora Associada da FFCLRP-USP e membro fundador do CINDEDI - Centro de Investigação do Desenvolvimento e Educação Infantil - desta faculdade. Como pesquisadora consolidou linha de investigação das interações de crianças de 1 e 5 anos em creches e pré-escolas, junto com mestrandas e doutorandas.

22/06/2021 - Das 19h00 às 20h30

Novas Infâncias, novas literaturas?

Com Felipe Munita (Chile) - Doutor em Didática da Linguagem e Literatura. Professor e investigador nas áreas da mediação da leitura, educação literária e poesia infanto-juvenil. Atualmente é professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do grupo GRETEL da Universidade Autônoma de Barcelona. Publicou diversos artigos sobre sua especialidade, além do livro de poesia "Dez pássaros em minha janela", com o qual ganhou alguns dos mais importantes prêmios de literatura infanto-juvenil da América Latina.

24/06/2021 - Das 19h00 às 20h30

Imaginação criativa: a poética da primeira infância

Com Ana Angelica Albano - Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Licenciada em Desenho e Plástica pela FAAP, doutora e mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Foi diretora do Museu de Artes Visuais da UNICAMP (2014 a 2017) e diretora associada (2012 a 2014). Professora convidada da Facultad de Educación da Universidad de Cantabria, Santander, Espanha (2012 a 2018). Membro do Focus Group for Creativity in Education, da Fundação Marcelino Botín, Santander/Espanha (2009 a 2014) e do Imagination and Education Research Group/IERG-Simon Fraser University/Canadá (de 2003 a 2006).

29/06/2021 - Das 19h00 às 20h00

Tem idade certa para aprender a ler e a escrever?

Com Cinthia Kuperman (Argentina) - Professora, Bacharel em Educação e Mestre em Redação e Alfabetização. Coordena o Programa Master + Docente da Cidade de Buenos Aires Participa do Programa "Para a Escola Melhor com Livros" da Província de Buenos Aires. Participou da coordenação acadêmica do Projeto "Alfabetização na Unidade Pedagógica" da Universidade Nacional de La Plata e do Ministério da Educação da Nação. Foi membro da equipa linguística central do Projecto IIPE-UNESCO Bicentennial Schools e participou no projecto "My personal library" da Direcção-Geral de Escolas da Prov. Of Bs. As. É co-autora da atualização curricular de documentos da Cidade Autônoma de Buenos Aires e diversas publicações relacionadas com a leitura e a escrita.

AGOSTO

4/08/2021 - Das 09h30 às 11h00

Adentrar o brincar, (re)conhecer as crianças

Com Adriana Friedmann - Doutora em Antropologia pela PUCSP, Mestre em Educação pela UNICAMP e Pedagoga pela USP. Especialista, docente, palestrante, pesquisadora e consultora nacional e internacional de ONGs, fundações, secretarias, escolas, nas temáticas da infância, pesquisas com crianças e linguagens expressivas. Coordenadora do curso de Pós Graduação "A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias". Criadora e coordenadora do NEPSID - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento e do Mapa da Infância Brasileira. Co-fundadora da Aliança pela Infância e do Coletivo ‘A vez e a voz das crianças’.

Autora de livros e artigos na área, dentre eles: "A vez e a voz das crianças", "Linguagens e culturas infantis", "O desenvolvimento da criança através do brincar" e "A arte de brincar".

14/08/2021 - Das 11h00 às 12h30

Aprender inglês desde sempre

Com Antonieta Megale - Formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). Coordena o curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e a extensão do Instituto Singularidades, onde atua também como professora no curso de pedagogia. É membro do grupo de estudos de Educação Bi/multilíngue (GEEB) da PUC/SP. Atua também como docente em diversos cursos de pós-graduação e extensão por todo o Brasil e como assessora na área de linguagens em instituições de educação básica.

17/08/2021 - Das 19h00 às 20h00

Como criar crianças curiosas?

Com Melina Furman (Argentina) - Bióloga da Universidade de Buenos Aires e dra. em Educação pela Universidade de Columbia, EUA. Leciona na Escola de Educação da Universidade de San Andrés e é pesquisadora do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), Argentina. Investiga o ensino do pensamento científico, da Educação Infantil à universidade, e sobre a formação de professores na área de ciências. Atualmente, coordena a área de Ciências Naturais do Instituto Nacional de Formação de Professores (INFD) do Ministério da Educação da Argentina.

19/08/2021 - Das 19h00 às 20h00

Eu comigo e com você: a convivência, os conflitos e as oportunidades de desenvolvimento moral na infância

Com Catarina Gonçalves - pedagoga, mestre e doutora em educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, onde pesquisa temas ligados ao desenvolvimento infantil, com ênfase ao desenvolvimento moral das crianças.

SETEMBRO

21/09/2021 - Das 19h00 às 20h30

Intoxicações eletrônicas na primeira infância

Com Julieta Jerusalinsky - psicanalista membro da APPOA, especialista em Estimulação Precoce; mestre e doutora em psicologia clínica pela PUC-SP; membro da Clínica Interdisciplinar Centro Lydia Coriat (POA/RS) e Prof. Dr. Mauro Spinelli (SP); professora nos cursos de especialização em "Teoria Psicanalítica" (COGEAE-PUC/SP), "Estimulação Precoce: clínica interdisciplinar com bebês" e "Problemas do desenvolvimento infantil" (Centro Lydia Coriat).

21/09/2021 - Das 19h00 às 20h30

Ser pai, ser mãe no mundo contemporâneo

Com Vera Iaconelli - Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, autora dos livros: Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função (Zagodoni, 2 edição, 2020), Criar filhos no século XXI (Contexto, 2019) e organizadora da Coleção Parentalidade & Psicanálise (Autêntica, 5 volumes, 2020), Colunista da Folha de São Paulo, Diretora do Instituto Gerar.

23/09/2021 - Das 19h00 às 20h30

Roda de conversa: como educar crianças não racistas?

Com Ynaê Lopes dos Santos - professora de História da América da Universidade Federal Fluminense. É doutora em História pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa tratam da História da Escravidão nas Américas, bem como o Estudo das relações étnico-raciais no continente americano e também do ensino de História da África e da questão negra no Brasil.

Mais informações:

Analítica Comunicação - Assessoria de Imprensa da Bahema Educação

Comentários