Centro Universitário Facens conquista participação em três Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial

 



Centro Universitário Facens conquista participação em três Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial

Iniciativa proposta conta com apoio da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e CGI.br

No dia 4 de abril, foi divulgado o resultado do edital aberto por iniciativa conjunta da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), com objetivo de instituir Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes. O Centro Universitário Facens , em parceria com empresas e outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, participará de projetos e pesquisas nos Centros de Cidades Inteligentes, Saúde e Indústria 4.0.

O objetivo dos núcleos é o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial. Ao todo, 19 propostas de instituições de ensino superior e pesquisa foram submetidas ao edital, aberto em 2019. A análise envolveu mais de 80 pareceres de assessores nacionais e internacionais.

"Estamos muito felizes e animados em participar de um movimento, com colaboração nacional e internacional, em prol da ciência e dos desenvolvimentos tecnológico e social. Todos os setores contemplados nestes Centros são de extrema importância para o crescimento no nosso país. Temos certeza de que nossa equipe tem muito a contribuir com todas as pesquisas e inovações que estão por vir", afirma Paulo Roberto de Carvalho, reitor do Centro Universitário Facens.

O CPA Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), com foco em Cidades Inteligentes, terá como pesquisador principal André Ponce de Leon Carvalho e sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP São Carlos). Este núcleo, que também conta com uma rede de pesquisadores de todas as regiões do país, irá focar no estudo de cinco aspectos de cidades inteligentes: cibersegurança, infraestrutura, meio ambiente, saúde e educação, sendo a última área de responsabilidade da Facens.

Já o Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Evolução das Indústrias para o Padrão 4.0, que terá sede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, e será coordenado por Jefferson de Oliveira Gomes, conta com a colaboração da equipe da Facens, também responsável pela área de educação do Centro. Este núcleo terá foco em monitoramento e controle em tempo real, digital twin, interoperabilidade e integração da cadeia, sistemas autônomos, robótica e máquinas-ferramentas, entre outros.

O último Centro que conta com a participação da Facens é o de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), com sede no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), terá como pesquisador responsável Virgílio de Almeida. O Centros Universitários Facens e Newton Paiva, assim como outras instituições de ensino brasileiras e internacionais parceiras deste CPA, visam a investigação de prevenção e qualidade de vida, diagnóstico, prognóstico e rastreamento, medicina terapêutica, gestão de saúde, epidemias e desastres.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. As instalações da Facens, que estão em um espaço verde com mais de 100 mil m², contam com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação. O Centro Universitário possui inúmeras parcerias com empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino no Brasil e no exterior http://www.facens.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Texaco

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Verticalização da Cidade de São Paulo

Pix Internacional