Google.org doa R﹩ 5,2 milhões à Amigos do Bem para distribuição de alimentos e água no sertão nordestino

 Google.org doa R﹩ 5,2 milhões à Amigos do Bem para distribuição de alimentos e água no sertão nordestino


Com o recurso, organização levará 638,6 toneladas de alimentos, além de colaborar para a distribuição de água à famílias em situação de vulnerabilidade nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará

São Paulo, 13 de maio de 2021 - O Google.org, braço filantrópico do Google, doou R﹩ 5,2 milhões para a Amigos do Bem, organização sem fins lucrativos com atuação social no Nordeste do Brasil há 27 anos. Com o recurso, a ONG vai distribuir 42.575 cestas básicas a 8,5 mil famílias durante cinco meses em 140 povoados nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Além do alimento, por meio de um caminhão pipa, 50 povoados duramente impactados pela seca serão abastecidos com 3,8 milhões de litros de água potável ao longo de um ano. O objetivo é oferecer suporte às famílias do Sertão brasileiro, promovendo melhora na condição de vida e reduzindo a fome e a incidência de doenças, especialmente a Covid-19.

Como resultado direto da pandemia COVID-19, 19 milhões de pessoas vivem com fome no Brasil, segundo recente pesquisa nacional desenvolvida pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberana e Segurança Alimentar (PENSSAN). Desse total, 7,7 milhões de pessoas vivem no Nordeste do país, onde Amigos do Bem concentra a atuação.

A insegurança alimentar atinge mais de 70% da população local na região mais desigual do país. A pesquisa conclui que a fome voltou aos níveis drásticos comuns no início dos anos 2000, e constata, empiricamente, que, no Sertão brasileiro, a fome e a miséria não atingiam este grau de intensidade há mais de uma década. A grave realidade levou o Amigos do Bem a lançar um plano de ação emergencial para combater os efeitos do COVID-19 na região. Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas em 300 povoados foram apoiadas, com cerca de 3 milhões de quilos de alimentos.

Além da epidemia de fome, a insegurança hídrica atingiu 40,2% do total de domicílios do Nordeste do Brasil, percentual quase 3 vezes superior ao do restante do país. Segundo pesquisa da Divisão Sanitária Nacional, o total de domicílios rurais com pessoas passando fome dobra quando não há disponibilidade de água para a manutenção dos cultivos de subsistência. Nas regiões onde a Amigos do Bem atua, 98% das comunidades relatam secas ao longo do ano e as condições climáticas agravam as condições de fome.

"O momento crítico pelo qual estamos passando demanda solidariedade com a população mais vulnerável. Desde o início da pandemia, o Google tem buscado formas de apoiar o trabalho de organizações como a Amigos do Bem, que ajudam os brasileiros a atravessar a atual crise e atender necessidades fundamentais como ter comida na mesa", diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

"A situação de fome se agravou muito no sertão. A doação do Google chegou como esperança no momento mais difícil da história do nosso projeto e de milhares de pessoas do sertão nordestino, onde está o maior foco de pobreza do nosso País. Com essa ajuda, conseguiremos levar alimentos, água e oportunidades para quem mais precisa", diz Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Amigos do Bem.

Apoio ao Brasil

Além da doação à Amigos do Bem, o Google anuncia R﹩ 78 milhões em créditos de anúncios a serem utilizados por autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) para divulgação de informações essenciais por meio de campanhas durante a pandemia, como a importância da vacinação contra a COVID-19.

A doação para a Amigos do Bem se soma aos R﹩ 5,5 milhões doados pelo Google.org em abril à Gerando Falcões para fornecer alimentos e produtos de higiene pessoal a sete mil famílias em situação de vulnerabilidade nas regiões Norte e Nordeste do país. Funcionários do Google no mundo todo ajudaram a dar ainda mais impacto a essa iniciativa por meio de doações individuais, que já totalizaram R﹩ 2 milhões. Esse valor será complementado em igual proporção pelo Google, como parte das nossas campanhas permanentes de doação em apoio a organizações que trabalham com comunidades marginalizadas ou de alto risco.

Somadas aos R﹩ 65 milhões já destinados pela empresa a diversas iniciativas desde o começo da pandemia, as contribuições do Google chegam a quase R﹩ 150 milhões voltados para projetos focados em reduzir os impactos da COVID-19 no Brasil.

Sobre os Amigos do Bem

A Instituição Amigos do Bem nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Ao longo dos mais de 27 anos de trajetória, a Instituição transformou milhares de vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia. Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria na região. Hoje, 75 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 140 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição foi eleita a melhor organização do terceiro setor pelo prêmio Melhores ONGs de 2020 do Instituto Doar. Promovido pelo quarto ano consecutivo, o prêmio teve 670 inscritos e reconheceu as melhores instituições avaliando questões como governança, transparência, comunicação e financiamento. Trata-se do maior prêmio e reconhecimento do terceiro setor.

Sobre o Google.org






O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos - e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.

Mais informações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis medicinal vem revolucionando o tratamento da esclerose múltipla

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

10 Destinos Turísticos

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

Projeto Piloto Empreender & Transformar disponibiliza novas turmas

Data mais romântica do ano contará com jantar especial no Bendito Cacao Resort & Spa

MARÍLIA: SESC SÃO PAULO SE PREPARA PARA INAUGURAR 12 NOVAS UNIDADES