A FUNAFRO - Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo

 Com inscrições gratuitas, FUNAFRO e NURAP convocam a juventude negra para Congresso em julho




A FUNAFRO - Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo e o NURAP - Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social convocam a juventude afrodescendente, de 16 a 29 anos, para o I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra, que acontece entre os dias 13, 14 e 15 de julho.

O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e simultaneamente pelo Facebook da instituição e terá grandes referências da cena jovem do território nacional e internacional, especialistas, organizações do âmbito público e privado para ajudar a juventude negra do Brasil a construir um futuro mais próspero.

O Congresso será dividido em 5 painéis, como:

• Primeiro Emprego;

• Empreendedorismo na Juventude;

• A importância da Formação educacional;

• Tecnologias e inovação;

• Oportunidades de Carreiras e Debate.

Além das categorias citadas, também haverá o quadro "Jovens Revelações", com jovens de 15 estados brasileiros que fazem a diferença em seus territórios. Além da premiação para o "Jovem Empreendedor", "Jovem Liderança" e para a "Empresa Top Contratação", ambos do ano de 2021.

Sobre a FUNAFRO (https://www.funafro.com.br)


FUNAFRO foi fundada pelos executivos Marilene Lima, cofundadora e presidente, Paulo Gonçalves, cofundador e diretor de operações e Xavier Joaquim cofundador e diretor de novos negócios -, com intuito de capacitar e desenvolver afroempreendedores que fazem parte das perversas estatísticas de maior informalidade da mulher negra, baixa lucratividade, dentre outras. Além disso, a FUNAFRO cria programas de fomento aos negócios para os quatro pilares: mulheres, melhor idade, tecnologia e jovens.

Assessoria Empresarial: Assessoria empresarial nas áreas de administração, marketing, finanças, recursos humanos, jurídico, melhoria de processos e entre outras. As empresas necessitam de informações, pesquisa e fornecimento de dados específicos para o crescimento do negócio. A FUNAFRO dispõe de uma equipe capacitada para uma análise diagnóstica e desenvolvimento estratégico de soluções para indústria, comércio, serviços e agronegócios.



Agentes de transformação de negócios: Consultoria em empresarial nas áreas de administração, marketing, finanças, recursos humanos, jurídico, melhoria processos e entre outras. A FUNAFRO orienta empresários, candidatos a empresários e empreendedores na gestão de negócios com foco em melhorias de processo, aumento de resultados e sustentabilidade dos negócios.


Mentoria: A FUNAFRO acompanha o empresário e o empreendedor e orientam as empresas que precisam de suporte administrativo em suas operações.

Mais sobre os fundadores

Marilene Lima é presidente da FUNAFRO, especialista em administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e atuou na área financeira por 25 anos em indústrias nacionais, multinacionais e serviços. Empreendedora no ramo da moda desde 2012, Marilene é palestrante da área de finanças empresariais e é Compliance Officer habilitada para implantação da ISO 37001 de Sistema de Gestão Antissuborno, implantação do programa de Compliance Anticorrupção e Compliance Financeiro. Marilene é pesquisadora política e foi responsável pela pesquisa "Protagonismo Negro nas Esferas de Poder".

Joaquim Xavier é diretor de negócios da FUNAFRO. Também é advogado especializado em Direito Empresarial, Cível, Família, Trabalhista, Previdenciário e Código Defesa Consumidor e especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Ex-consultor jurídico e gerente regional do Sebrae/SP, de 1996 até 2016 e moderador de atividades envolvendo empresários de variados segmentos. Também é professor de graduação no curso de Administração e Ciências Contábeis, lecionando as disciplinas de Empreendedorismo, Inovação, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Plano de Negócios e Gestão Empreendedora nas Micro e Pequenas Empresas nas Faculdades Santa Marcelina e União. Xavier também leciona nos cursos de pós-graduação, como Gestão de Novos Negócios com a disciplina chamada Características Empreendedoras e no MBA em Gestão Empresarial, Supply Chain e Logística Integrada, Comunicação e Marketing, Controladoria e Finanças nas Universidades Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Também participou de diversos Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais com foco em gestão de negócios, associativismo, cultura da cooperação, empreendedorismo, meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos, agronegócios, arranjos produtivos locais, clusters, desenvolvimento local e regional.

Paulo Gonçalves é diretor de operações e graduando em Gestão da Qualidade pela FMU é também Gestor de Negócios e especialista em mapeamento e modelagem de processos de negócios em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos: metalurgia, usinagem, transportes, comércio e serviços, gráfica industrial, dentre outros. Auditor de Sistemas de Gestão ISO 9001 e 14001 atuando em auditoria de qualidade, de fornecedores e auditoria de produto. Paulo é Analista Ambiental implantando sistema de gestão ambiental, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental e auditoria ambiental. Sócio fundador da Social Green desde julho/2014. Idealizador do Projeto PURO - Processos de Utilização da Reciclagem Orgânica. Aplicação de treinamentos para equipes de trabalho realizados em pequenas indústrias, empresas de serviços e comércio. Participante da Conferência Municipal Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo e da Conferência Nacional do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o NURAP - https://www.nurap.org.br

Designado a acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas, nasce em 22 de janeiro de 1987 o Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), fundado pelo Rotary Club Brooklin e Rotary Club Morumbi, com o princípio de incluir pessoas às oportunidades efetivas na sociedade. Desde meados de agosto de 2019, o NURAP decidiu se juntar oficialmente ao plano de ação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) onde atualmente, já contemplava 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e luta diariamente para fazer parte para a contribuição de todos até o fim desta agenda. Agora, sendo efetivamente parte do Pacto Global da ONU em 2021, o NURAP se responsabiliza ainda mais pelo apoio aos objetivos estabelecidos e busca atingir ainda maiores avanços com o cumprimento dos pontos estabelecidos pela agenda. Dessa forma, mantendo uma visão progressista e contribuinte ao alcançado até agora. Atendendo de forma totalmente gratuita, no NURAP, são desenvolvidos projetos e programas que fomentem a promoção humana de acordo com a necessidade da população, a ampliação dos direitos da sociedade e principalmente da querência em atender a uma demanda reprimida. Em nossa história, mais de 34.000 pessoas já fizeram parte dos nossos projetos e programas.

Informações à Imprensa


Comentários